Os lojistas do Rio Grande do Sul venderam pouco menos do que a metade do ano passado para o Dia das Mães. O resultado apareceu na pesquisa da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo. Além das restrições de funcionamento durante a pandemia, o presidente da AGV, Sergio Galbinski, aponta a queda na renda dos consumidores.
A pesquisa mostrou também que o gasto médio por cliente foi de R$ 50 com presentes, o chamado "ticket médio". Em resposta aberta, os lojistas apontaram o que mais venderam e os itens mais citados foram, nesta ordem, bazar, blusa, pijamas - sem surpresa o item aparecer em destaque nas vendas, já que muitas pessoas estão em isolamento em casa -, lingerie e "nada".
Já o WhatsApp é a bola da vez mesmo, reforça a pesquisa da entidade de varejo. Foi a opção mais apontada pelos lojistas quando questionados sobre o meio que estavam usando para relacionamento com o cliente: 69,3%. Lembrando que a Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, divulgou no seu balanço trimestral que o WhatsApp já responde por 20% das vendas. O programa "Me Chama no Zap" foi criado pela empresa logo no início da pandemia, em março.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista