Começa a valer nesta quarta-feira, 1º de abril, o reajuste na tabela de preços máximos dos medicamentos de uso contínuo ou usados no tratamento de doenças graves. Este ano, foram estipuladas faixas de reajuste que vão de 3,23% a 5,21%. Não é um aumento obrigatório, mas um limite de alta estabelecido pelo governo.
Enquanto isso, a rede de farmácias RD, dona da Droga Raia e da Drogasil, decidiu não repassar o reajuste anual nos preços em abril, ressaltando o atual contexto de crise gerada pela pandemia do coronavírus. Foi criada até uma campanha nas redes sociais da empresa, batizada de "#AbrilSemAumento". Aqui no Rio Grande do Sul, há lojas da companhia apenas da bandeira Droga Raia e são 42 unidades na Capital e pelo interior.
Além disso, a empresa está contratando 2 mil pessoas no país para liberar outros funcionários que estão em grupo de risco. E, começando por São Paulo e Paraná, dará início na próxima semana, em parceria com o poder público, à aplicação da vacina contra a gripe pelo SUS em suas lojas, de forma gratuita.
Para garantir abastecimento, a empresa Raia Drogasil está fazendo o que chama de "operação de guerra". Ela aumentou o estoque de medicamentos isentos de prescrição (OTC) entre o fim de janeiro e fevereiro, antecipando o movimento que tradicionalmente acontece na rede em março.
A RD tem lojas em 23 Estados. Entre eles, o Rio Grande do Sul. É considerada a maior rede de farmácias do Brasil e está com planos de abrir 240 unidades em 2020. No mercado gaúcho, são 50 novas operações nos próximos dois anos, sendo 16 em Porto Alegre.
A Raia Drogasil, dona da bandeira Droga Raia, lidera o ranking nacional de maiores redes de farmácias há oito anos, divulgado todos os anos pela Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). A empresa tem sede em São Paulo e mais de 2,1 mil lojas pelo país. Criada em 2011 a partir da fusão entre Raia S.A. e Drogasil S.A, teve receita bruta de R$ 15,5 bilhões em 2018.
Veja outras boas iniciativas no combate ao coronavírus:
Sentindo menos a crise, grupo farmacêutico antecipará décimo terceiro de funcionários
Com lojas fechadas, Lebes usa fábrica própria para produzir máscaras para doação
Aplicativo de transporte cede 20 mil corridas para prefeitura de Porto Alegre combater o coronavírus
Empresa com fábricas no RS produzirá 35 mil máscaras e 450 jalecos para doação
Cervejaria da Serra vira fábrica de álcool gel e doará maior parte da produção
Startup do RS lança serviço online gratuito de orientação médica sobre o coronavírus
Rede de farmácias do RS doará mil máscaras em ação contra o coronavírus
Zerando taxas, site se oferece para supermercados venderem seus produtos pela internet no RS
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista