Uma cervejaria da serra gaúcha está virando a chave e, neste momento de combate à pandemia do coronavírus, passará a ser uma fábrica de álcool gel. É a Rasen, que fica em Gramado. A ideia é iniciar já nesta terça-feira (24) a fabricação do produto que está tão procurado, em falta em alguns locais e com preços elevados para o consumidor.
A Rasen pretende doar para hospitais, postos de saúde, equipes das secretarias de saúde, bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil e asilos de Gramado e Canela.
- Vamos faturar só o suficiente para segurar a empresa aberta sem demissão. Temos no grupo 500 funcionários. Sendo que 95% estão em casa já - diz o proprietário, Augusto Luz.
O governo federal já zerou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Há a expectativa de que novas isenções ocorram para deixar o álcool gel mais barato para a população.
- Ainda tem praticamente 10% de PIS e Cofins, 18% de ICMS, além de Imposto de Renda e contribuição social, que varia bastante. Hoje o imposto gira em torno de 35% sobre o valor do produto - comenta
O empresário aposta, em especial, em uma isenção estadual. Isso ocorrendo, Luz promete repassar tudo para um preço menor ao consumidor.
As alterações na fábrica começaram há uma semana. Monitorando o mercado, a empresa acha que a produção está atendendo apenas 30% da atual demanda por álcool gel.
- Produziremos de 500ml, 5 litros e 20 litros, sendo que as bombonas serão usadas principalmente para a doação - conta Augusto Luz.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista