Rede de ensino fundada em 1909, a ICM decidiu investir em sustentabilidade apostando na energia solar. Até fevereiro de 2020, todas as suas 22 unidades e mais a sede administrativa terão o sistema chamado de fotovoltaico, usado para gerar energia a partir da captação da luz do sol. Para isso, o aporte financeiro chegará a R$ 4,5 milhões.
A execução do projeto está a cargo da empresa HCC Energia Solar, de Santa Maria. No Rio Grande do Sul, são 16 unidades de ensino e assistência social. Dessas, três unidades já estão com o sistema instalado: a Imaculada Conceição, em Dois Irmãos, Colégio Nossa Senhora da Glória, em Porto Alegre, e Colégio Madre Imilda, em Caxias do Sul. Há também uma escola com captação de energia solar no Rio de Janeiro (RJ). Lembrando que a sede da Rede ICM fica em Porto Alegre.
— No Colégio Imaculada Conceição, em Dois Irmãos, que já está com o sistema funcionando, nós constatamos a redução de 80% no valor da conta de luz só no primeiro mês — contou a presidente da rede de ensino, irmã Marlise Hendges, em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
A coluna perguntou se houve ponderação sobre a possibilidade de taxação da geração de energia solar, que está sendo analisada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A presidente do grupo respondeu que sim, que o assunto foi bastante discutido, mas que, mesmo assim, a instituição entendeu que a transformação é viável.
A pegada da sustentabilidade da ICM não está apenas na implantação do sistema fotovoltaico. Estão programadas palestras educativas para os alunos e, além disso, o projeto pedagógico da Rede ICM inclui o uso consciente dos recursos naturais.
— Essa mudança acontece dentro do planejamento estratégico e do reposicionamento da rede, que iniciamos em 2016. O uso da energia solar é uma conversão ecológica que é preconizada pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si. Então, podemos dizer que é um misto de propósito com responsabilidade social — comenta a irmã.
Para se ter uma ideia do tamanho da rede, a ICM tem atualmente mais de 12 mil alunos atendidos em todas as unidades e emprega cerca de 1,3 mil pessoas. Além do Rio Grande do Sul, está presente no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro com unidades de educação e assistência social. Mas, como congregação, atua em 14 Estados do Brasil, além de países como Angola, Moçambique e Bolívia.
Saiba mais, no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista