Fugindo da muvuca da beira da praia, descobri que o Litoral tem recantos especiais e mais tranquilos. Após um sábado tenso no último verão, tentando não perder as crianças entre toda a população gaúcha que estava na areia de Capão da Canoa, resolvemos passar o domingo em uma das cachoeiras da região.
Peguei o carro com a família e fomos parar na Cascata da Borússia, em Osório, distante cerca de 10 quilômetros da BR-101. Fica em uma propriedade privada e é cobrado um ingresso por pessoa. Há pequenas trilhas até as cachoeiras. Estava bem movimentado naquele dia, mas foi fácil estacionar. Além disso, as pedras e a vegetação permitem que você ache um cantinho para sentar e admirar a natureza.
O local é bem sinalizado para tomar banho com segurança, mas ainda assim cuidado com as pedras. Um escorregão me rendeu um roxo na perna que durou algumas semanas. Percebi também muitas famílias com crianças, o que garante a brincadeira dos pequenos. Diversos visitantes tinham levado carne e faziam churrasco, mas também havia um restaurante. Não chegamos a comer no local porque caiu uma chuva tão forte que tivemos que encurtar o tempo do passeio. Mas gostamos da descoberta e voltaremos em breve.
Aproveite também para ler o especial Viagem pelo RS