A venda de Arthur do Barcelona para a Juventus está praticamente finalizada. Nesta quinta-feira (25), o volante encaminhou o acerto da questão salarial com o clube italiano, e agora só faltam os detalhes finais da negociação que envolve o meia Pjanic, que sairá da Itália para jogar na Espanha.
O modelo da transação entre Barcelona e Juventus que deverá se concretizar poderá ser uma notícia extraordinária para o Grêmio. Isto porque os clubes estão fazendo operações separadas. A Juventus está comprando Arthur, e isto precisará ser registrado no balanço fiscal do clube até a próxima terça-feira. É o último dia para completar as negociações da temporada 2019/2020, e o clube espanhol precisa da entrada deste recurso para ficar em dia com o fair play financeiro.
Justamente por isso, a operação de compra de Pjanic será registrada apenas a partir de quarta-feira (1/7), quando se abre a temporada 2020/2021 para registros financeiros.
Com as operações separadas, o Grêmio poderá receber o seu percentual do mecanismo de solidariedade sobre o valor total da venda, e não da diferença da troca entre os jogadores. Se o negócio for fechado em 80 milhões de euros (R$ 467 milhões), o clube gaúcho fica com R$ 16,3 milhões.
De qualquer maneira, o valor final da venda ainda não está fechado. Até terça-feira, o Grêmio aguarda com atenção total a confirmação desta notícia.