Um fato chama a atenção no início da temporada no Grêmio. O técnico Renato Portaluppi não está preservando titulares. Os principais jogadores estiveram em campo em todos os jogos do Gauchão, e isto irá se repetir na próxima partida, contra o Aimoré, em São Leopoldo.
A explicação para isso é o objetivo de conquistar o primeiro turno e garantir vaga na final do Gauchão, pois o regulamento prevê que o título será disputado entre os campeões do primeiro turno e do segundo turno.
E, nesta fase inicial da competição, o Grêmio tem somente o Estadual. Até a final do primeiro turno, no dia 22 de fevereiro, o time estará totalmente concentrado neste objetivo.
O segundo turno começa no dia 29 de fevereiro, e a partir daí a história será diferente, com o início de uma sequência de partidas por duas competições diferentes:
29/02 - Grêmio x Juventude (Gauchão)
03/03 - América de Cáli x Grêmio (Libertadores)
08/03 - Pelotas x Grêmio (Gauchão)
12/03 - Grêmio x adversário da fase eliminatória (Libertadores)
15/03 - Grêmio x São Luiz (Gauchão)
18/03 - Universidad Católica x Grêmio (Libertadores)
21/03 - Inter x Grêmio (Gauchão)
25/03 - Grêmio x Ypiranga (Gauchão)
O mês de março, com segundo turno do Gauchão e fase de grupos da Libertadores ocorrendo de forma simultânea, deixa claro que a utilização dos titulares em todos os jogos não deverá ser rotina.
E justamente por isso, a direção buscou reforços para que Renato tenha boas peças de reposição ao longo do ano.