Quando anunciados pelo Grêmio, Diego Souza e Thiago Neves dividiram opiniões na imprensa e entre torcedores. Últimos reforços do clube para 2020, ambos estrearam com a camisa tricolor nesta segunda-feira (3), participando da goleada de 5 a 0 sobre o Esportivo, pela quarta rodada do Gauchão.
Contratados a pedido do técnico Renato Portaluppi, os experientes jogadores chegam para disputar posição no ataque e meio-campo, respectivamente. E, pelas primeiras exibições, demonstraram que, de fato, brigarão pela titularidade.
Diego Souza
Esqueça o meia habilidoso e ágil que passou pelo Estádio Olímpico em 2007. Treze anos depois, Diego Souza é um centroavante mais posicionado na área. O mapa de calor elaborado pelo Footstats demonstra o posicionamento do atleta. O gol marcado por ele foi de um típico camisa 9. Após cruzamento de Cortez, apareceu na segunda trave para saltar sobre o zagueiro adversário e cabecear firme para o fundo das redes.
Nos 36 minutos que esteve em campo (ingressou na segunda etapa, na vaga de Thaciano), Diego Souza não apresentou números muito diferentes aos do centroavante que iniciou como titular. Além de também ter marcado seu gol, Luciano teve apenas uma finalização a mais e quase o dobro de passes certos — 13 contra sete.
Confira os números de Diego Souza
(26 minutos em campo)
1 finalização em gol e 1 gol
1 finalização errada (anulada por impedimento)
8 passes (7 certos)
Thiago Neves
Com a camisa 10 às costas, Thiago Neves substituiu o centroavante Luciano aos 25 minutos do segundo tempo. Ocupou a faixa central do campo. Pelo mapa de calor do site Footstats, é possível verificar que ele atuou mais pelo lado esquerdo.
Em seus primeiros 20 minutos como atleta tricolor, o meia deu uma assistência para finalização, um lançamento certo e 15 passes (sendo apenas um errado) — exatamente a metade de Thaciano, que iniciou como titular (trocou 30 passes, acertando 28).
Confira os números de Thiago Neves
(20 minutos em campo)
1 finalização para fora do gol
1 assistência para finalização
1 lançamento certo
15 passes (14 certos)