O Grêmio está garantido na semifinal do primeiro turno do Gauchão. Na noite desta segunda-feira (3), o Tricolor goleou o Esportivo por 5 a 0 sem muita dificuldade e chegou à sua terceira vitória seguida no estadual. Everton, Luciano, Paulo Miranda, o estreante Diego Souza e Alisson marcaram os gols na Arena no jogo que teve também as estreias de Thiago Neves e Orejuela.
Classificado, o time de Renato Portaluppi irá para a última rodada em busca do primeiro lugar no Grupo B. Com nove pontos, o Tricolor está atrás do Caxias, que tem 10. No domingo (9), o Grêmio enfrentará o Aimoré, em São Leopoldo, enquanto o time grená vai encarar o Esportivo, em Bento Gonçalves.
Depois de repetir a escalação nas três primeiras rodadas, Renato fez duas mudanças na equipe para o jogo desta segunda-feira. Kannemann, com uma lesão no pé, deu lugar a Paulo Miranda na defesa. No meio-campo, Thaciano ocupou a vaga do garoto Patrick, que sequer ficou no banco. Do outro lado, o Tricolor tinha pela frente um adversário até então invicto. O Esportivo vinha de uma vitória eletrizante de 4 a 3 sobre o Aimoré, em Bento Gonçalves, e de empates fora de casa com Brasil-Pel e São José.
A invencibilidade do Esportivo começou a cair por terra cedo. Logo aos 5 minutos, Everton brilhou mais uma vez na Arena. O Cebolinha tocou de calcanhar para Thaciano, apareceu para receber na área e finalizou sem chances para o goleiro Renan: 1 a 0 em bela tabela do ataque gremista.
O gol deixou o Grêmio em uma situação confortável. O Tricolor usou da experiência e sua imensa superioridade técnica para controlar a partida sem necessitar de muito esforço. Do outro lado, o Esportivo pouco ameaçou o goleiro Vanderlei. O time da Serra até conseguiu levar a melhor pelo alto em três escanteios, mas nenhuma finalização chegou ao alvo.
Sobrando em campo, o Grêmio aumentou sua vantagem aos 37. Luciano aproveitou chute cruzado de Alisson e, livre, mostrou muita calma. O camisa 9 deu um toque por cima do braço de Renan, que saiu desesperado, e depois só empurrou para o gol vazio para fazer seu primeiro gol na temporada.
Com a vitória encaminhada no primeiro tempo, a expectativa para a etapa final estava nas estreias de Thiago Neves e Diego Souza. E o primeiro a entrar foi o atacante. Aos 19 minutos, Diego Souza entrou no lugar de Thaciano para iniciar sua segunda passagem como jogador do Grêmio. Aos 25 foi a vez de Thiago Neves ingressar na vaga de Luciano.
Entre as duas trocas, o Grêmio fez seu terceiro gol. E ele veio com um zagueiro. Paulo Miranda aproveitou falta bem batida por Alisson e cabeceou sem chances para Renan para transformar o placar em goleada.
O gol mais comemorado na Arena ainda estava por vir. Aos 30 minutos, Diego Souza, voltou a marcar com a camisa do Grêmio 13 anos depois de sua primeira passagem pelo clube. Como centroavante, ele aproveitou cruzamento de Cortez e testou para o fundo do gol para definir o placar em 4 a 0.
Ainda deu tempo de Alisson marcar o quinto gol e fechar o placar, após cobrança de falta de Lucas Silva. Final: 5 a 0 e o Tricolor assegurado nas semifinais do Gauchão.
Ficha Técnica
GAUCHÃO – 4ª RODADA
3/2/2020
GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz (Orejuela, 33’/2ºT), Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Maicon e Lucas Silva; Alisson, Thaciano (Diego Souza, 19’/2ºT) e Everton; Luciano (Thiago Neves, 25’/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi.
ESPORTIVO
Renan; Bovi, Cleiton, Gullithi e Rômulo; Galiardo, Lucas Hulk (Tony Jr, 17’/2ºT) e Washington; Gustavo Sapeka (Flávio, INT), Caprini e Marcão (Fabrício, 25'/2ºT). Técnico: Carlos Moraes.
GOLS: Everton (G), aos 5, Luciano (G), aos 37 minutos do primeiro tempo; Paulo Miranda (G), aos 21, Diego Souza (G), aos 30, e Alisson (G), aos 40 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Lucas Hulk, Rômulo (E)
PÚBLICO: 13.769 (11.857 pagantes)
RENDA: R$ 471.903,00
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
ARBITRAGEM: Daniel Nobre Bins, auxiliado por Maurício Coelho Silva Penna e Conrado Bittencourt Berger.
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Próximo jogo
Aimoré x Grêmio
9/2/2020 - domingo, às 16h
Estádio Cristo Rei – Gauchão