A semana começou da melhor maneira possível para a torcida gremista. Em sua melhor apresentação até aqui no Gauchão, o Grêmio goleou o Esportivo por 5 a 0 na noite desta segunda-feira (3). A mesma opinião tem o técnico Renato Portaluppi. Após o confronto, o comandante gremista foi só elogios ao seu grupo e, principalmente, aos estreantes da noite.
Um dos gols da partida foi marcado pelo atacante Diego Souza. A mais recente contratação tricolor precisou de apenas 11 minutos em campo para começar sua segunda passagem pelo clube com o pé direito. Feito que não passou despercebido pela análise de Renato.
— (O gol de Diego Souza) Prova que mais uma vez nós acertamos nas contratações, e os torcedores abraçaram. São jogadores que aos poucos vão readquirindo a forma física deles. Mas dá pra perceber que há uma qualidade muito grande dos três que estrearam hoje. E eles vão fortalecer bastante o grupo — declarou o técnico.
Com a proximidade da Libertadores, e mesmo classificado à próxima fase do estadual de forma antecipada, Renato afirmou que não pensa em poupar o time titular neste momento.
— Não tem o porquê poupar. O Grêmio continua brigando pelo primeiro lugar, brigando pelo turno e brigando pelo estadual. O Grêmio só joga o estadual neste momento.. A pior fase nós passamos, que foram os primeiros jogos. Só vai ficar de fora quem estiver machucado ou se eu achar que tem de mudar. O grupo tem bastante qualidade, não pode dar mole, e eu só posso escalar 11 em campo. A briga é boa, mas se ganha posição dentro de campo e todo mundo vai ter oportunidade. Mas o mais importante é ter esse grupo e ter opções — ressaltou.
Com o resultado, o Tricolor já está classificado à semifinal do primeiro turno do Gauchão. Com nove pontos, permanece na segunda colocação do Grupo B — o líder é o Caxias com 10 pontos. O próximo confronto do Grêmio na competição é diante do Aimoré, às 16h de domingo, no Estádio Cristo Rei.
Confira trechos da coletiva de Renato:
Sobre o jogo
— Eu disse para eles que não podem entrar meia boca na partida. Essas equipes fazem contra o Grêmio uma Copa do Mundo, não dá para sair atrás sempre. É continuar fazendo gols e tendo atitude. E atitude é o que não faltou hoje. Desde sábado, estou conversando com eles justamente porque eles precisam ter essa atitude desde o início do jogo. Eu vou ter um problema sério para escalar o time, então ninguém pode dormir. Eu dei os parabéns, mas não pode ficar só no jogo de hoje.
Sobre a Libertadores
— O objetivo é esse (chegar bem na Libertadores), por isso coloquei o time base desde o início. O Grêmio só tem o estadual no momento. Quanto mais rápido pegarem ritmo é melhor para nós na frente. O Grêmio daqui a pouco vai ficar muito mais forte, quando chegarem os jogadores da seleção (olímpica) e quando o grupo aqui pegar mais ritmo.
Sobre Alisson
— Eu respeito a opinião de quem acha que o Pepê tem de ser titular. Aí você tem o Everton e o Alisson jogando o que estão jogando. É por isso que fico feliz, vou ter várias opções. Não sempre o time vai jogar todas as partidas.
Sobre a torcida em relação aos reforços
— Tem que dar os parabéns ao nosso torcedor, eles entenderam e abraçaram as contratações. O torcedor pode ficar tranquilo que eles vão subir bastante de produção e vão nos ajudar. Quando trouxemos eles, não foi no escuro.
Sobre a posição de Diego Souza
— O Diego, pelas características, tem que jogar ali (na frente). Ele não é mais criança, não dá pra colocar no meio pra ficar correndo atrás do adversário. Ele está com 34 anos e rende mais perto da área. Ele protege bem, chuta bem e cabeceia bem.