A noite dessa segunda-feira (3) foi de festa na Arena. O Grêmio goleou o Esportivo por 5 a 0 e garantiu vaga na semifinal do primeiro turno do Gauchão com uma rodada de antecedência. A partida ainda marcou as estreias de Thiago Neves, Orejuela e Diego Souza, que fez um dos gols gremistas. Everton, Luciano, Paulo Miranda e Alisson completaram o elástico placar.
Com a classificação confirmada, o time de Renato Portaluppi vai atrás do primeiro lugar do grupo, que garante o mando de campo na semifinal. No momento, o Tricolor é o segundo colocado da chave com nove pontos, um a menos que o líder Caxias. Na última rodada, o Grêmio enfrentará o Aimoré, em São Leopoldo, enquanto o time grená vai encarar o Esportivo, em Bento Gonçalves. Os dois jogos estão marcados para as 16h de domingo (9).
— É radiante essa emoção de estar aqui mais uma vez pisando na Arena. Melhor de tudo é fazendo gol — disse Diego Souza no caminho do vestiário.
A atuação do Grêmio e as estreias de Diego Souza e Thiago Neves animaram Renato. O treinador agradeceu à torcida pelo apoio aos dois jogadores, que sofreram contestações quando foram contratados.
— Mais uma vez acertamos nas contratações. O torcedor abraçou. São jogadores importantes que vão nos ajudar bastante. Eles ainda não estão 100%, mas dá para perceber que os três que estrearam hoje têm muita qualidade — avaliou ainda citando o lateral Orejuela, que entrou no lugar de Victor Ferraz nos minutos finais da partida.
Renato Portaluppi seguiu o discurso confiante ao avaliar a evolução do Grêmio ao longo das quatro primeiras rodadas do Gauchão. O treinador afirmou que a atuação diante do Esportivo foi a melhor do ano e projetou um crescimento até a estreia na Libertadores, em março.
— Não faltou atitude hoje, pelo contrário. Vinha desde sábado falando que eles precisavam ter a mesma atitude durante os 90 minutos, e isso aconteceu hoje (segunda-feira) — disse.
Outro estreante da noite, o meia Thiago Neves também fez elogios ao desempenho do time e agradeceu aos torcedores pelos aplausos:
— Na hora que eu pisei no campo, o aplauso de todo mundo me deixou mais tranquilo para estrear, porque eu estava um pouco tenso. Ainda mais numa atuação brilhante do time, uma vitória importantíssima pra gente.
Motivação
Na vitória sobre o São José na semana passada, Renato havia dito que a mudança de atitude no segundo tempo foi fundamental para a virada. O treinador destacou que viu o time motivado desde o início ontem e cobrou que isso seja mantido para as próximas partidas. O comandante revelou ainda que tratou de motivar seus jogadores com a possibilidade de buscar o tricampeonato do Gauchão, algo que o clube não conquista desde os anos 1980 – quando chegou a enfileirar seis títulos entre 1985 e 1990.
— O jogador vive de vitórias e títulos. Nós sempre buscamos o melhor para o clube. Esse grupo tem fome de título. Onde o Grêmio entra, entra para ganhar — sentenciou.
Renato Portaluppi agora terá o restante da semana para preparar a equipe para a partida contra o Aimoré no domingo. Além da busca pela liderança da chave, o jogo no Cristo Rei dará a oportunidade para Diego Souza e Thiago Neves ganharem ritmo para a semifinal do primeiro turno.