O 2023 parece ter mudado uma lógica no Grêmio. O clube tem uma média alta de contratações por ano, na sua grande maioria de jogadores para compor grupo. Durante toda a história, a procura por soluções técnicas, com pouquíssimas exceções, foi a única razão dos dirigentes buscarem atletas no mercado. A vinda de Suárez, no entanto, mudou completamente esse contexto.
Os números de marketing a partir da chegada do ídolo uruguaio a Porto Alegre são considerados, pelos dirigentes, equivalentes à maior venda da história do Grêmio. O volante Arthur foi negociado em 2018 para o Barcelona por 35 milhões de euros. Esse fato determinou, e notamos isso em todas as manifestações públicas dos atuais dirigentes do clube, uma mudança no perfil de reforços já analisados para a próxima temporada.
Os mais de 50 mil sócios agregados em 2023 e os números recordes da GrêmioMania surgidos com a chegada de Suárez são apenas alguns dos ingredientes para a mudança na análise das novas contratações. O marketing está junto do trabalho do departamento de futebol na busca por atletas no mercado mundial.
Se antes o trabalho de desenvolvimento da marca Grêmio estava baseado em campanhas individuais, hoje a união de grandes nomes do futebol parece ser uma receita mais certeira. O engajamento do torcedor indica quase uma certeza nesta lógica. E só o departamento de marketing consegue estudar isso.
A grande questão, no entanto, a partir de agora, é garimpar o mercado com nomes que possam entregar mais do que resultado esportivo. A união entre marketing e futebol não é tão óbvia como parece. Além de comprometimento, é preciso estudar muito o caminho e os objetivos.
No Brasil, temos exemplos que deram certo e muitos que deram errado. O Grêmio se mobiliza para isso. O presidente Alberto Guerra afirmou, categoricamente, a GZH:
— A nossa ação do Suárez não morre nele, a gente pensa grande.