Ainda que tenha praticamente um turno inteiro de Brasileirão pela frente, o Grêmio já planeja a temporada 2024. O Tricolor avalia nomes para contratar que tenham condição de ocupar a lacuna que será deixada com a saída de Luis Suárez. O uruguaio e o clube gaúcho chegaram a um acordo pelo encerramento antecipado do contrato, ao final deste ano.
A direção garante que uma contratação de grande resposta em campo deverá ser realizada, ainda que haja dificuldades de encontrar alguém com o currículo de Suárez.
— Estou mais preocupado com o início do segundo turno do Brasileirão do que lá na frente (2024), mas se eu dissesse que não estamos pensando no time do ano que vem, estaria mentindo. O Suárez é insubstituível. A gente sabe da repercussão da contratação dele. Querer substituir alguém que é insubstituível não é o nosso objetivo. A ideia é repor à altura um jogador que, primeiro, dentro de campo dê a resposta desportiva. Segundo, se ele puder, fora de campo, ser um ídolo e com esse apelo de marketing, obviamente vamos correr atrás. A nossa ação do Suárez não morre nele, a gente pensa grande — disse o presidente Alberto Guerra em entrevista à Rádio Gaúcha e GZH.
Ainda que já esteja pensando em nomes, o Grêmio ressalta que a busca por outra contratação de impacto requer um trabalho minucioso.
— Isso não é algo que sai um e entra o outro imediatamente. Tem a ver com outros fatores e oportunidade de mercado. Entendemos a lição e posso dizer que foi melhor do que pensávamos ter um jogador deste tamanho. Estamos atentos a isso e gostaríamos de ter um, dois ou três jogadores assim, mas não é uma coisa de dia seguinte. Primeiro, precisamos pensar no campo. Já teve outros casos de contratações de grandes jogadores, ídolos talvez muito próximos ao que o Suárez é, e não ter o rendimento desportivo e um resultado zero fora de campo também. Estamos atentos — salientou Guerra.
Suárez teria contrato com Grêmio até dezembro de 2024, mas adiantou o fim do contrato por conta das dores no joelho. O jogador entende que precisa reduzir o ritmo de competição para conseguir render, e se disse surpreso com o número de jogos do Brasileirão. Um dos nomes especulados para ser a contratação de impacto em 2024 é o atacante Bruno Henrique, do Flamengo. O atleta tem contrato até dezembro e ainda não renovou com o clube carioca.