O jornal que você receberá na próxima terça-feira estará diferente.
Em constante evolução, vamos apresentar aos assinantes quatro novos colunistas e um projeto gráfico mais elegante e contemporâneo. Mas características que acompanham Zero Hora durante cinco décadas, como publicar todo dia um conteúdo selecionado por nossos editores, serão mantidas.
Ao time de cronistas, se somará, no primeiro caderno, o escritor e economista liberal Rodrigo Constantino, que vai escrever sobre o cenário nacional. No Vida, a religiosa zen-budista Monja Coen, que tem encantado o Brasil com seus textos leves e inspiradores, e a atriz e escritora Bruna Lombardi, que escreverá sobre qualidade de vida, equilíbrio e autoconhecimento – temas que têm despertado cada vez mais o interesse dos leitores –, vão se revezar em artigos quinzenais. A revista Donna ganhará o reforço da influenciadora digital e jornalista Mônica Salgado.
A reforma gráfica, além do primeiro caderno, abrange o Segundo Caderno e o Viagem. Com a repaginação, concluímos um ciclo de renovação que se iniciou há dois anos e envolveu todos os nossos cadernos.
As mudanças serão percebidas já no topo da capa, com a presença fixa de colunistas e uma área especial com assuntos leves do dia a dia. Nas páginas internas, serão várias as novidades (não vou entregar tudo agora), mas uma delas, em especial, aposto que vai fazer sucesso. O grupo de designers envolvidos no trabalho, sob a liderança do editor Rafael Ocaña, conseguiu ampliar o corpo do texto e o espaço entre as linhas sem reduzir conteúdo. O aumento das letras, o que melhora a legibilidade, é uma reivindicação dos nossos assinantes.
Para conceber o novo projeto, editores, designers e profissionais de Produto analisaram tendências de veículos europeus, como os italianos La Repubblica e La Stampa, e americanos, como USA Today e Washington Post, realizaram pesquisas qualitativas e quantitativas com leitores e consultaram as principais lideranças da Redação.
Ao longo do trabalho, que se estendeu por cerca de três meses, concebemos seis premissas que, acreditamos, estarão materializadas no jornal que passaremos a entregar:
CONEXÃO: valorizar a participação do leitor.
TRANSPARÊNCIA: por que fazemos, como fazemos, como acompanhamos os fatos, por que voltamos a eles.
PLURALIDADE: mais opiniões, mais vozes.
LEVEZA: conteúdos em colunas e reportagens capazes de contrabalançar o natural peso da pauta diária.
PRATICIDADE: conectar com conteúdos do digital sem perder o DNA papel, gerando ganhos de organização, otimização de tempo e espaço para o leitor.
INTERATIVIDADE: uso intensivo de remissões para qualificar a navegação no flip pelos assinantes digitais.
Como Zero Hora é um corpo vivo, em constante transformação, estamos abertos a ajustes que porventura sejam necessários assim que milhares de exemplares começarem a sair das máquinas do Parque Gráfico Jayme Sirotsky. Se você quiser enviar a sua opinião na terça-feira, após a leitura do jornal, por favor, não deixe de fazê-lo. O meu e-mail é carlos.etchichury@zerohora.com.br. Sua opinião é indispensável para que a Redação continue informando, emocionando e surpreendendo os leitores.