Nos próximos dias, passarão pelo gramado da Arena o argentino Messi, um dos maiores jogadores de todos os tempos, os atacantes uruguaios Suárez e Cavani, craques do Barcelona e do PSG, e o centroavante peruano Paolo Guerrero, que tem encantado a torcida colorada.
Sim, quis o destino que os gaúchos fossem brindados com jogos da Argentina, do Uruguai e do Peru na primeira vez que a Capital receberá uma Copa América.
Ao todo, o Estádio do Grêmio vai sediar três partidas da fase de grupos, uma das quartas de final e uma semifinal. Eventos da dimensão da Copa América extrapolam as quatro linhas, transformam rotinas, mobilizam multidões – à semelhança da Copa do Mundo, embora, é claro, em tamanho menor.
E como nós, aqui na Redação Integrada, vamos contar todas essas atrações para os nossos públicos?
– Mobilizamos mais de 60 profissionais da Redação Integrada e da operação técnica. Temos 26 credenciais aprovadas pela Conmebol, para Gaúcha, ZH, DG e GaúchaZH. A maioria dos profissionais estará dedicada à cobertura dos jogos na Capital, mas teremos os repórteres Eduardo Gabardo e José Alberto Andrade com a Seleção – detalha o coordenador do Esporte de Zero Hora, Rádio Gaúcha, Diário Gaúcho e GaúchaZH, Rafael Cechin, que, na tarde de quinta-feira, detalhou os bastidores da cobertura durante uma conversa com a Redação.
Editor de Porto Alegre, Leandro Fontoura complementa:
– Vamos mostrar tudo o que está fora do campo, como as curiosidades envolvendo as torcidas de outros países, a mobilização na cidade, as mudanças de rotina. Será uma cobertura com emoção e muito serviço ao nosso leitor.
À programação fixa na Gaúcha será incorporado, de segunda a sexta-feira, o programa No Mundo da Copa América, que traz informações a partir de 16h, incluindo o Gaúcha 2 – um segundo canal da Rádio Gaúcha, com programação ao vivo, exclusivo para os usuários do site e dos aplicativos de GaúchaZH.
Desde o início desta semana, guias e conteúdos especiais são veiculados em nossos canais digitais. Destaques para duas iniciativas em 3D: o “Selepops”, que mostra detalhes dos craques da Copa América, com uso de comando de voz, e um passeio pelos estádios que estão sediando o torneio.
Ainda no digital, conta Cechin, programas de GZH, como o Mano a Mano (comparação entre os times, jogador por jogador) e o Duelo de Técnicos (que mostra as diferenças entre treinadores) ganham novas versões para a Copa América. Em ZH apresentamos, no último final de semana, todas as seleções e os estádios no Guia da Copa América. Nesta edição, o leitor pode conferir os preparativos para Peru x Venezuela, o primeiro jogo na Arena do Grêmio, e uma reportagem especial, editada em duas páginas, sobre como alguns refugiados venezuelanos vão acompanhar sua seleção em Porto Alegre.
Preparem-se para a cobertura de um evento que entrará para a história da Capital.