O produtor rural brasileiro é multicanal e está à frente do restante do mundo quando o assunto é inovação. O diagnóstico foi um dos insights levantados pela pesquisa Inovação no Agronegócio, cujos dados foram apresentados durante o 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo, nesta segunda-feira (7). O evento é promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e pela bolsa brasileira, a B3.
Nelson Ferreira, sócio e líder global de agricultura da McKinsey & Company, que apresentou os resultados da pesquisa, enfatizou o perfil de vanguarda. Segundo o especialista, os agricultores brasileiros são ávidos por inovação e lideram em mais de um item listado no levantamento de cobertura global.
Em digitalização, por exemplo, tópico em que todos os anos o Brasil aparece em primeiro lugar, o último dado mostra que 70% dos produtores estão usando canais digitais para várias frentes de trabalho nas suas fazendas, da compra de insumos à comercialização dos produtos.
O Brasil também está na frente em tecnologias associadas à sustentabilidade. Práticas como integração lavoura pecuária, agricultura regenerativa, cobertura de solo e adoção de produtos biológicos são exemplos de práticas já bastante adotadas no país. A participação em programas de carbono, no entanto, ainda é baixa. Mas é pequena no mundo todo, pondera Ferreira. Ele acrescenta que nenhum outro país tem a capacidade do Brasil de converter terras degradadas que podem ajudar no sequestro de carbono, outro trunfo do país.
Agricultura de vanguarda
Notícia
Produtores brasileiros são "ávidos por inovação" e lideram corrida mundial
Pesquisa apresentada no Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo, mostrou que 70% dos agricultores do país usam canais digitais para atividades nas fazendas