A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
A partir da próxima quarta-feira (1), o agro brasileiro terá uma plataforma online onde adquirir algo para o trabalho no campo será tão fácil quanto fazer uma compra pela internet com um clique. É quando a startup Campear, sediada em Lajeado, no parque tecnológico da Univates, lançará a primeira plataforma de marketplace para o setor com rede própria de franquias. A proposta é que, por meio do site campear.com, que estará disponível no mesmo dia, produtores, agroindústrias e empresas do ramo comercializem online insumos, máquinas agrícolas, defensivos e até mesmo ofereçam serviços.
No caso de pessoas físicas, a venda poderá ser feita diretamente no site, com um breve cadastro na plataforma e a posterior divulgação do produto por um tempo definido. Para esse serviço, a startup irá cobrar valores a partir de R$ 29,90 por três meses.
Já no caso de pessoas jurídicas, além desse modelo, a plataforma também oferecerá um e-commerce, ou seja, uma página exclusiva onde o estabelecimento poderá divulgar todos os seus produtos disponíveis. Neste caso, o valor mensal será a partir de R$ 119,20. Em ambos os casos, pelo menos inicialmente, a comercialização deve ser direta entre vendedor e comprador, sem intermediários.
O diferencial do negócio, no entanto, é a adoção do modelo de franquia. Segundo o CEO da Campear, Jean Fuchs, a ideia de contratar franqueados é justamente para prestar uma assistência aos interessados em vender ou comprar produtos na plataforma e acompanhar presencialmente todo o processo.
— O agronegócio é uma área que já está acostumada com muita inovação, mas com a tecnologia de informação nem tanto. Entendemos que vai ser preciso pessoas auxiliando aqueles que querem participar. Se deixarmos só no digital, não vamos conseguir atrair tanta gente — resume Fuchs.
Para participar da franquia, então, a startup trabalha com mais dois modelos. O primeiro é o mais tradicional, de aquisição direta por valores que variam de R$ 59 mil a R$ 130 mil. O segundo é o que a empresa chama de “conquista de posse” e esse recebe um nome específico, o Campear Way. A ideia aqui é que o interessado traga usuários e empresas de uma determinada região, cumprindo metas, por dois anos. Nesse período, ele também recebe comissão por venda, mesmo que ela tenha ocorrido sem a sua participação. Ao final, ele conquista a franquia.
— É uma maneira de democratizar a oportunidade de empreender — defende o CEO.
A Campear já conta com franqueados em 250 municípios em todo o país. De acordo com Fuchs, a busca por profissionais antes do lançamento do negócio ocorreu para que se estabelecesse uma base sólida já no início dos trabalhos. Até 2022, a ideia é expandir ainda mais essas franquias em território nacional, seja por meio de contatos, seja por mídias patrocinadas.
A plataforma é resultado da união de um grupo de jovens empreendedores e começou a tomar forma em 2019. Logo depois, Fuchs embarcou para o Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, levando a ideia para validação e refinamento. O investimento inicial foi todo feito por capital próprio.
*Colaborou Carolina Pastl