Semelhante a plataformas de compra, anúncio e venda online, mas com foco no mercado de bovinos. É assim que a Central do Boi, lançada oficialmente na última semana, funciona. O site pretende trazer maior segurança e facilidade nas negociações de gado de corte.
A ideia para a criação do espaço com essas características surgiu a partir de uma experiência pessoal de Matheus Scalco Mallmann, que tem formação em Administração e especialização em Pecuária. Aos 33 anos, ele conta que, quando criança, acompanhava os trabalhos na antiga propriedade da família e viu o pai levar um calote em uma venda de gado.
Na plataforma, que tem produtores e corretores de gado como público principal, os usuários precisam realizar um cadastro para entrar em contato com o vendedor ou colocar lotes à venda. O público também pode acessar painéis com indicadores do mercado de gado.
O site está no ar há cerca de um mês, somando 120 usuários, mas foi na última semana que recebeu os ajustes finais. Daqui a três a quatro meses, devem ser adicionados ainda pagamento via plataforma e sistema de avaliação, comenta o idealizador.
A iniciativa é fruto de pesquisas que Mallmann começou em 2016, em uma consultoria em Piracicaba (São Paulo). Dos contatos com clientes, notou que a comercialização era um elemento-chave.
– Na maior parte, são negócios por meio de intermediários, muitas vezes sérios, mas em alguns casos, não. Acabando em negócios como o do meu pai ou em que o produtor estava buscando uma coisa e recebeu outra.
Até 2018, o projeto esteve ligado à incubadora tecnológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq), da USP. Hoje, além de Mallmann, a startup também conta com um time de outros quatro profissionais que atuam no marketing e no desenvolvimento do site. A sede da startup fica em Porto Alegre.
*Colaborou Isadora Garcia