Reforçar a segurança nas propriedades rurais. Esta é a nova função do Be On, aplicativo já utilizado em centros urbanos. A novidade foi oficialmente apresentada nesta terça-feira (18), em uma parceria entre a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e a empresa Squadra Gestão de Riscos.
Por meio da ferramenta colaborativa, os produtores podem alertar vizinhos sobre crimes rurais como abigeato e furto de insumos, aproximação de pessoas suspeitas e outras ações. O aplicativo, disponibilizado gratuitamente, tem alcance de até 50 quilômetros.
— A intenção é fazer com que a comunidade consiga se comunicar sobre temas que são importantes de serem alertados em tempo real — explica Gustavo Caleffi, CEO do Be On.
Segundo o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, o aplicativo não exclui a necessidade do registro de ocorrências — hoje, existem quatro Delegacias Especializadas na Repressão de Crimes Rurais e Abigeato (Decrab).
— Os criadores precisam registrar a ocorrência. A partir delas é que poderemos ter estatísticas necessárias para polícia fazer um trabalho de inteligência e para que possamos buscar mais recursos para o combate desses crimes — afirma Lamachia.
A ideia é que relatórios sejam entregues periodicamente aos órgãos de segurança para que utilizem as informações no combate aos crimes no campo. O Be On está em operação desde 2018.
Colaborou Leticia Szczesny