Número 20 do mundo, Victoria Azarenka sofreu, mas conseguiu confirmar o favoritismo diante da australiana Maya Joint, de apenas 18 anos, nesta quarta-feira (1º), no WTA 500 de Brisbane. A tenista bielorrussa venceu por 6/7 (5/7), 6/2 e 6/4, em uma longa batalha de duas horas e 36 minutos, e avançou às oitavas de final.
Azarenka chegou a estar perdendo o terceiro set por 4/3, mas conseguiu se manter forte psicologicamente para virar o duelo e confirmar a vitória com duas quebras no fim. Sua adversária na próxima fase será a tcheca Marie Bouzková, que despachou Jelena Ostapenko, da Letônia, por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/0) e 6/4.
Com dois títulos em Brisbane (2009 e 2016), Azarenka entrou na partida como a grande favorita, ainda mais por enfrentar uma jovem de apenas 18 anos. No primeiro set, ela forçou o saque, somou quatro aces, mas também permitiu duas quebras, que custaram caro no fim. O jogo foi extremamente equilibrado, principalmente no game final, mas a australiana foi agressiva no tie-break e largou na frente.
Azarenka mostrou toda a sua experiência no segundo set, quando esperou o momento certo para aumentar o ritmo da partida e empatar após um impecável 6/2.
No set final, Azarenka mostrou um controle mental impressionante, ainda mais por estar perdendo por 4/3. A australiana deu tudo de si, mas pecou nos games finais, indicando até certo nervosismo. Com isso, a atleta de Belarus continuou viva na busca pelo tricampeonato.
Nona do ranking da WTA, a russa Daria Kasatkina também não teve vida fácil. Ela precisou de três horas e 23 minutos para superar a americana Peyton Stearns por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (9/7), 4/6 e 7/5.
A vitória de Kasatkina foi decidida apenas no detalhe, em uma partida equilibrada do início ao fim. A americana 'vendeu' caro a derrota, mas acabou sendo eliminada da competição. Já a russa enfrenta na próxima fase a compatriota Polina Kudermetowa, que passou pela compatriota e 13ª cabeça de chave, Liudmila Samsonova, parciais de 6/7 (7/9), 6/3 e 6/2.
Destaque também para a tcheca Linda Noskova, que derrotou a romena Anca Todoni por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/4.