O Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram-Furg) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) realizou nesta quarta-feira (29) mais uma soltura de pinguins reabilitados em Rio Grande. Os animais estavam em tratamento desde o final de 2019 no Centro, passando por exames clínicos, hidratação, higienização e impermeabilidade das penas. Seis pinguins foram devolvidos ao seu habitat natural.
Os animais foram encontrados entre o Parque Nacional da Lagoa do Peixe e a Barra do Chuí e estavam magros, fracos e com troca de penas. A soltura ocorreu a três milhas náuticas da costa, local em que os animais puderam entrar novamente em processo de migração e retornarem ao seu ciclo natural.
Entre os animais reabilitados, cinco são da espécie pinguins-de-Magalhães e um da espécie pinguim-de-penacho-amarelo. Essas espécies migram anualmente para o Litoral Sul nos meses de outono e inverno. Dez profissionais atuam constantemente no processo de tratamento dos animais marinhos. O Cram-Furg trabalha desde 1974 com a recuperação de animais marinhos e tem o apoio de empresas da iniciativa privada e do Porto de Rio Grande.