A operação de transporte de equipamentos pesados para o parque eólico de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, monitorada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), chegou à metade. As viagens cruzam o Estado usando as BRs 101, freeway, 290 (Porto Alegre-Eldorado do Sul), 116 (até Pelotas) e 293.
O transporte iniciou em novembro do ano passado e exige bloqueios pontuais de trânsito nos trechos de pista simples.
Das 72 cargas correspondentes aos geradores — com seis metros de largura e 150 toneladas —, 37 já chegaram ao destino, partindo de Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina. Não há prazo definido para se concluir os deslocamentos, que dependem das condições climáticas. Com tempo bom, até três peças são transportadas por semana.
Além desses equipamentos, que seguem com escolta da PRF, há outros 432 apenas com escolta privadas que também estão na metade.
Segundo a PRF, durante as escoltas houve cinco acidentes com danos materiais de pequenas proporções. Em geral, foram causados por excesso de velocidade e por não se guardar a distância do veículo pesado.
Os motoristas precisam ter atenção redobrada quando cruzarem com os veículos pesados. Devem respeitar a orientação dos policiais e profissionais da escolta, reduzir a velocidade ao se deparar com um veículo da escolta, aguardar orientação e o momento mais seguro para ultrapassar.