Foi realizado, nesta terça-feira (14), o transporte de um equipamento para o parque eólico de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. A passagem do caminhão, de 27 metros de comprimento e quase seis de largura, foi acompanhada por escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e causou alterações momentâneas no trânsito na freeway e BR-290.
Durante o trajeto, houve bloqueio total do acesso à nova ponte do Guaíba e depois na ponte sobre o Rio Jacuí para que o caminhão subisse sem interferências no sentido Capital-interior. Equipes da CCR Viasul também auxiliavam na sinalização e escolta do veículo.
Essa foi a primeira de uma série de 432 viagens com equipamentos com destino o parque eólico. Deste total, 288 possuem medidas que demandam a escolta policial — consideradas superdimensionadas. As 144 restantes contarão apenas com serviço de escolta particular.
Movimentação por 10 meses
Serão construídas 72 novas torres para geração de energia. A movimentação deve impactar o trânsito nas rodovias federais gaúchas pelos próximos 10 meses. Parte dos equipamentos seguirá do Porto de Rio Grande para Santana do Livramento e outros virão de Jaraguá do Sul (SC), como ocorreu com a carga transportada nessa terça-feira. Conforme a PRF, estão previstas seis cargas semanais em ambas as rotas.
De Rio Grande a Santana do Livramento, a previsão é utilizar a BR-293, porém, em razão do desmoronamento da pista da BR-293 em Hulha Negra, a PRF informa que rotas alternativas poderão ser usadas, como as BR-290/BR-153/BR-293 para as cargas com origem em SC e as BR-392/BR-153/BR-293 para as cargas com origem em Rio Grande.
A chegada da carga a Santana do Livramento deve ocorrer em um intervalo de dois a três dias. No entanto, a PRF reforça que o transporte depende das condições climáticas no trecho.