Uma carreta bitrem bloqueou o trânsito na rua Uruguai, no cruzamento com a rua Antônio Araújo, em Passo Fundo, por quase três horas na madrugada desta segunda-feira (29). O caso teve início por volta das 23h40min de domingo (28), na Vila Annes, e a movimentação só foi liberada após aplicação de multa de mais de R$ 17 mil.
Conforme a Guarda de Trânsito, o veículo estava carregado com soro de leite e não conseguiu subir a rua Uruguai devido ao peso da carga, além de a pista estar molhada. Na sequência, a um das rodas da carreta ficou presa contra um poste.
Ainda segundo a Guarda, o caminhão saiu de Santa Catarina e tinha como destino a cidade de Estrela, no Vale do Taquari. O motorista informou aos agentes que o trajeto através da Vila Annes foi direcionado pelo aparelho GPS do veículo.
Multa
Como a carreta não conseguiu sair do local, foi acionado um guincho particular para auxiliar na remoção. Contudo, de acordo com a Guarda de Trânsito, o motorista contatou o proprietário da transportadora responsável pelo veículo sobre as taxas do serviço, mas ele informou que não iria arcar com os custos e que esperaria pelo guincho da seguradora.
Em função disso, o bitrem foi autuado no artigo 253A do Código de Trânsito, que prevê multa nos casos onde há bloqueio da via de forma intencional por um veículo. Como a carreta tinha três eixos, foram aplicadas multas para cada um dos eixos.
Somente após a aplicação da sanção, de mais de R$ 17 mil reais, o proprietário da transportadora pagou o serviço do guincho e a carreta foi removida do local. O trânsito na via foi totalmente liberado às 2h26min.