Sem sinal de rede para mandar recados a conhecidos, publicar imagens dos impactos das enchentes ou, bem importante, fazer um pedido de resgate para a Defesa Civil. Essa foi a realidade para 41 cidades do RS que ficaram totalmente sem cobertura de telefonia móvel em algum momento entre os dias 2 e 13 de maio, de acordo com o boletim mais recente da Anatel, divulgado nesta quarta-feira (15). No caso do município de Colinas, no Vale do Taquari, a prefeitura conseguiu se conectar à internet durante sete dias — 3 a 10 de maio — somente através de uma rede wi-fi via satélite emprestada por uma pessoa física.
Em Colinas, o sinal de telefonia móvel já voltou, mas oscila muito, por isso o sistema por satélite ainda vem sendo usado. A falta de comunicação em períodos de chuvas e enchentes é recorrente no município, diz o prefeito Sandro Hermann, que considera tais falhas um grande atraso. Para Hermann, em crises climáticas como a desse maio, a ausência de sinal de rede pode ser perigosa no caso de pessoas que não conseguem informar a Defesa Civil que precisam de resgate.
Várias áreas da cidade sofreram com as cheias e deslizamentos e tiveram que ser evacuadas. O prefeito conta que, sem rede móvel, a Defesa Civil local só pôde atuar com base no conhecimento das áreas afetadas e de pessoas que possivelmente estariam lá. Enquanto em Colinas não houve nenhum óbito decorrente da enchente, o prefeito teme que, em municípios maiores, a falha no sinal possa ter feito com que pessoas deixassem de ser resgatadas.
Ainda segundo Sandro Hermann, desde o início das cheias, o setor público conseguiu emprestado, de uma pessoa física, um acesso à internet da Starlink — via satélites da empresa do bilionário Elon Musk. O acesso se deu graças a um “amigo de um amigo” do prefeito, que realizou o empréstimo. Hermann relata que muitos habitantes de Colinas seguem indo à prefeitura e aos postos de saúde para se conectarem ao wi-fi do setor público enquanto o sinal de telefonia não estabiliza.
Operadoras de telefonia
Duas operadoras atuam na área de Colinas. São elas a Tim, que esteve sem sinal do dia 2 ao 13 de maio, e a Claro, que esteve sem sinal do dia 30 de abril até 13 de maio, com uma breve retomada de sinal entre os dias 10 e 12 de maio.
A Conexis Brasil Digital, marca do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade explicou o cenário das operadoras no Estado. Por meio de nota divulgada na última terça-feira (14), foi relatado que o serviço das empresas "ainda é prejudicado pela falta de fornecimento de energia elétrica, alagamentos que danificam equipamentos e falta de acesso a estradas e ruas de diversas cidades".
Questionada sobre os detalhes dos danos encontrados, para melhor entender o cenário que as operadoras enfrentam, a Conexis informou que ainda não foi realizado nenhum levantamento sobre o assunto. Além disso, a empresa também não soube informar um prazo para normalização do serviço, que segue oscilando.
Confira nota na íntegra:
"As operadoras de telecomunicações estão atuando de forma incansável e ininterrupta para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que seguem atingindo o Rio Grande do Sul desde o início do mês. As prestadoras acompanham de perto a situação climática e reforçaram seus times, que estão em campo enfrentando condições adversas, mas reforçam que o reestabelecimento total dos serviços ainda é prejudicado pela falta de fornecimento de energia elétrica, alagamentos que danificam equipamentos e falta de acesso a estradas e ruas de diversas cidades.
Desde o início das chuvas, as associadas da Conexis Brasil Digital que atuam no Rio Grande do Sul, como forma de minimizar os efeitos para os usuários e manter a conectividade no estado, forneceram bônus de internet e habilitaram suas redes de forma que, onde há apenas uma das redes disponíveis, automaticamente os clientes de qualquer operadora possam acessar uma rede disponível. Para usar a rede aberta entre operadoras é preciso habilitar/ativar nos aparelhos celulares a opção Roaming e Seleção Automática de Operadora.”
Mais municípios sem rede no RS
O boletim da Anatel desta quarta-feira ainda mostra que, embora não conste mais nenhum município completamente desconectado da rede móvel, mais dois estiveram sem conexão até a última segunda (13). A reportagem tentou contato com as prefeituras de Tunas, na Região da Serra, e Ivorá, na Região Central, porém, sem retorno.
Produção: Fernanda Axelrud