O boletim mais recente da Anatel, divulgado na terça-feira (14), revela que 152, ou 30,5% dos 497, municípios gaúchos estavam com algum problema na cobertura de telefonia móvel, até segunda-feira (13). Destes, três estão totalmente sem esse tipo de serviço, Colinas, Ivorá e Tunas, sendo que as duas últimas seguem nesta situação desde o dia 2 de maio.
O site disponibiliza os boletins divulgados entre os dias 2 e 13 de maio. Com eles é possível afirmar que 41 cidades do RS já ficaram totalmente sem cobertura de telefonia móvel em algum momento, durante o período.
Os problemas na cobertura no Rio Grande do Sul começaram a surgir no dia 30 de abril e desde o dia 2 de maio as prestadoras iniciaram a abertura do Roaming entre si. Esse serviço permite ao cidadão se manter conectado de forma gratuita com rede de outra prestadora quando a sua prestadora original sai do ar.
Situação de cada operadora
O painel da Anatel mostra a situação de três operadoras que atuam no Estado. São elas: Claro, Tim e Vivo. A Tim é a única que está presente em todos os municípios gaúchos e foi a que apresentou a maior quantidade de falhas.
Tim
No dia 5, foi registrada a maior soma de municípios com intercorrências na cobertura da Tim no RS. Na data, 105 cidades estavam com o serviço parcial e outras 123 totalmente sem. Juntas, elas representam 45,8% dos municípios gaúchos. No boletim com dados de segunda-feira, 52 cidades estavam totalmente e 60 parcialmente sem o serviço da operadora, representando uma falha em 22,5% do municípios do Estado.
Os dados também revelam que Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Lajeado, Marques de Souza, Progresso, Roca Sales e Sobradinho são as cidades que estão afetadas há mais tempo sem a operadora. Nestes locais, o serviço da Tim parou de funcionar totalmente no dia 30 de abril, totalizando, até o momento, 13 dias sem a cobertura da operadora. Outros seis municípios estão parcialmente sem o serviço durante o mesmo período. Além disso, foram registradas oscilações em algumas cidade, onde o serviço chegou a voltar a funcionar, mas caiu novamente.
Vivo
A Vivo está presente em 433 cidades do RS, isso representa uma cobertura de 87% do território gaúcho. Durante o período dos boletins disponíveis, o dia 3 de maio foi o que a operadora apresentou mais problemas. Ela ficou funcionando parcialmente em 63 cidades e totalmente fora de serviço em outras 87. Juntas, elas representam 34,6% da cobertura da operadora no Estado.
O boletim do dia 13 mostra que oito cidades estão totalmente sem o serviço da Vivo, sendo que a situação destes municípios permanece assim desde o dia 30 de abril. São elas: Arroio do Meio, Encantado, Ivorá, Marques de Souza, Muçum, Roca Sales, Travesseiro e Vale do Sol. Além delas, outras 54 estão parcialmente sem o serviço da operadora, com isso, 14,3% da sua abrangência no Estado está comprometida.
Claro
Já a Claro está presente em 409 cidades do RS, isso representa uma cobertura de 82% do território gaúcho. Durante o período dos boletins disponíveis, o dia 4 de maio foi o que a operadora apresentou mais problemas. Ela ficou funcionando parcialmente em 26 cidades e totalmente fora de serviço em outras 53. Juntas elas representam menos de 20% da cobertura da operadora no Estado.
No boletim mais recente, a operadora estava com problemas em 4,8% dos municípios em que atende. O serviço estava totalmente comprometido em Arambaré, Colinas e Tapes. Nestes locais, a Claro parou de funcionar no dia 13. Além dela, outras 17 cidades apresentavam o serviço parcialmente comprometido.
O que dizem as operadoras
A Conexis Brasil Digital, marca do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade explicou o cenário das operadoras no Estado. Por meio de nota, foi relatado que o serviço das empresas "ainda é prejudicado pela falta de fornecimento de energia elétrica, alagamentos que danificam equipamentos e falta de acesso a estradas e ruas de diversas cidades".
Questionada sobre os detalhes dos danos encontrados, para melhor entender o cenário que as operadoras enfrentam, a Conexis informou que ainda não foi realizado nenhum levantamento sobre o assunto. Além disso, a empresa também não soube informar um prazo para normalização do serviço.
Confira nota na íntegra:
"As operadoras de telecomunicações estão atuando de forma incansável e ininterrupta para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que seguem atingindo o Rio Grande do Sul desde o início do mês. As prestadoras acompanham de perto a situação climática e reforçaram seus times, que estão em campo enfrentando condições adversas, mas reforçam que o reestabelecimento total dos serviços ainda é prejudicado pela falta de fornecimento de energia elétrica, alagamentos que danificam equipamentos e falta de acesso a estradas e ruas de diversas cidades.
Desde o início das chuvas, as associadas da Conexis Brasil Digital que atuam no Rio Grande do Sul, como forma de minimizar os efeitos para os usuários e manter a conectividade no estado, forneceram bônus de internet e habilitaram suas redes de forma que, onde há apenas uma das redes disponíveis, automaticamente os clientes de qualquer operadora possam acessar uma rede disponível. Para usar a rede aberta entre operadoras é preciso habilitar/ativar nos aparelhos celulares a opção Roaming e Seleção Automática de Operadora.”