A Meta, empresa responsável pelo Instagram, anunciou nas redes sociais na terça-feira (1°) que a plataforma lançará um recurso que gera legendas automáticas nos vídeos que forem publicados no feed. No começo, a função será ativada somente em perfis de criadores de conteúdo e estará disponível em 17 idiomas, incluindo o português.
De acordo com a empresa, o objetivo do recurso é tornar a plataforma mais acessível para a comunidade surda e deficientes auditivos. Ferramentas semelhantes a essa já estão disponíveis em outras redes sociais, como no Tik Tok.
Nas redes sociais, a Meta explicou que as legendas serão geradas por meio de uma inteligência artificial (IA). Por essa razão, nos primeiros meses de lançamento da ferramenta, os textos podem conter erros ortográficos e não corresponderem exatamente ao que é falado no vídeo. No entanto, a empresa esclareceu que espera que a qualidade melhore à medida que mais pessoas utilizem o recurso. Com isso, haverá o aperfeiçoamento da capacidade do sistema da IA.
Como ativar
O recurso só estará disponível aos espectadores se os produtores de conteúdo habilitarem a visualização das legendas. Para isso, deverão ir até as configurações do aplicativo, depois em conta e, por fim, em legendas.
Se o recurso estiver habilitado pelos produtores de conteúdo, os usuários poderão ativar a visualização das legendas manualmente em cada vídeo, a partir da aba "opções" — ícone dos três pontos verticais. Pelo mesmo caminho, as legendas poderão ser desativadas.
Inicialmente, além do português, as legendas estarão disponíveis em outros 16 idiomas: alemão, árabe, espanhol, francês, filipino, hindi, indonésio, inglês, italiano, japonês, malaio, russo, tailandês, turco, urdu e vietnamita. A expectativa da Meta é que em pouco tempo novas línguas sejam adicionadas.