O Instagram disponibilizou para os usuários brasileiros, nesta quinta-feira (3), a ferramenta "fazer uma pausa" ("take a break", em inglês). Com o novo recurso, os internautas podem ativar mensagens para serem lembrados quando estiverem navegando pelo aplicativo por um tempo considerável.
Depois da atualização do aplicativo, um aviso de apresentação da ferramenta será exibido no feed. Na mensagem, há a informação de que pausas regulares podem ajudar o usuário a descansar e de que é possível ativar lembretes de pausa sempre que a pessoa achar necessário. Se o internauta optar pela ativação do recurso, a rede social direcionará para uma tela que permitirá definir a cada quanto tempo os lembretes serão ativados.
No caso de a ferramenta não ser ativada na hora de apresentação do recurso, é possível fazer o uso dos lembretes indo até as configurações do aplicativo. Para isso, é preciso acessar o perfil pela foto que aparece no canto inferior direito. Em seguida, o usuário deve selecionar a opção "sua atividade", que fica localizada no menu (ícone de três traços horizontais). Depois, tem que selecionar o item "definir lembretes para fazer uma pausa". Por fim, é só escolher entre 10, 20 ou 30 minutos e clicar em "concluir".
De acordo com a Meta, empresa responsável pelo Instagram — além do Facebook e WhatsApp — a ferramenta não tem como objetivo impor que o usuário feche o aplicativo, mas conscientizar sobre o tempo que as pessoas ficam conectadas. Mesmo quando os lembretes forem exibidos, será possível seguir navegando pelo aplicativo.
A nova funcionalidade já havia sido anunciada desde novembro do ano passado por Adam Mosseri, chefe do Instagram. Um mês depois, foi lançada uma versão para teste e disponibilizada para os internautas do Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia e Áustria.
Segundo relatórios divulgados pela empresa, durante os testes, os lembretes de pausa permaneceram ativos nas contas de mais de 90% dos adolescentes que ativaram o recurso. Para ampliar os efeitos da funcionalidade, a Meta lançou no Brasil a iniciativa "A internet que a gente faz", que trará profissionais de saúde mental, criadores de conteúdo, pais e educadores para um debate sobre bem-estar digital.
A plataforma conta também com uma opção que possibilita definir o uso diário do aplicativo. A funcionalidade pode ser controlada nas configurações da rede social. Para isso, basta acessar a seção "sua atividade" e selecionar a opção "definir limite de tempo diário". Em seguida, basta escolher entre 30 minutos e três horas de navegação por dia. Mesmo que o limite seja alcançado, ainda será possível continuar navegando.