Conhecido como rede social das imagens, o Instagram também virou cenário para golpes. Conforme o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações do Departamento de Investigações Criminais (Deic), delegado André Anicet, contas falsas nesta rede têm aumentado, seguindo a tendência do que já vinha acontecendo no WhastApp.
— Percebe-se que esse índice criminal é um dos poucos que tem aumentado no Rio Grande do Sul — avalia Anicet sobre as fraudes no ambiente virtual.
Os tipos de golpes aplicados por criminosos são basicamente dois: o roubo de perfil de usuários e a clonagem de contas comerciais, com incidência considerável entre restaurantes. Um acaba alimentando o outro, já que os farsantes costumam usar contas não oficiais dos empreendimentos para simular promoções que, na verdade, são recursos para tomar indevidamente outras contas. Em alguns casos, perfis roubados também vendem falsamente produtos por valor atrativo.
Proprietário do The Raven Restaurant, na Cidade Baixa, Elizeu Vargas contabiliza mais de 20 ocasiões em que seu estabelecimento teve uma página "fria" no Instagram nos últimos dois anos:
— No passado, criavam um perfil falso do zero, com poucos seguidores. Agora, clonam contas com vários seguidores para passar mais credibilidade. Além disso, é preciso ficar comunicando constantemente para que o público não seja enganado, o que acaba poluindo o perfil e até prejudicando a imagem da empresa.
Golpe fácil
O esquema de golpes envolve essa engenharia social de se passar por outra pessoa, agindo como se fosse o lesado para obter vantagem indevida. Complementa a farsa o uso de links, muitas vezes enviados por SMS, capazes de hackear contas ou descobrir informações que deveriam ser sigilosas, como senhas.
De acordo com o delegado, investigadores de crimes cibernéticos de todo o país trocam informações para minimizar o impacto desses golpes e chegar em quem os aplica. Contudo, o melhor é a prevenção.
Dicas para evitar ser envolvido nas fraudes aplicadas pelo Instagram
- Desconfie de promoções ou publicações que ofereçam serviços e bens por um valor abaixo do preço de mercado .
- Em caso de supostas promoções, verifique se aquela é a única conta do empreendimento e se ele costuma oferecer esse tipo de benefício.
- Não compre produtos pela internet sem antes se certificar de quem está vendendo. Mesmo que seja um perfil conhecido, só efetue o pagamento após conversar diretamente com a pessoa.
- Em caso de compra, quando for efetuar pagamento, seja por PIX ou transferência, confira se o nome do destinatário é o mesmo de quem está vendendo o produto.
Para evitar que sua conta seja roubada
- Caso precise divulgar seu telefone nas redes sociais, para trabalho, por exemplo, evite usar o mesmo número para habilitar a recuperação de senhas das contas.
- Não clique em links desconhecidos, especialmente se não tiverem sido ativamente solicitados por você pelos caminhos oficiais de marcas ou estabelecimentos.
- Não compartilhe links ou códigos de acesso recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Eles podem ser o código de acesso à sua conta .
- Ative a autenticação de dois fatores: com essa etapa extra de segurança, além da sua senha, você também receberá um código de acesso novo, no dispositivo de sua preferência, que deverá ser informado todas as vezes que iniciar um login na sua conta. Para ativá-lo, vá em Configurações>Segurança>Autenticação de dois fatores.
- É possível habilitar a verificação em duas etapas da sua conta no Instagram por meio de aplicativo de verificação, como o Google Authenticator .
- A plataforma também disponibiliza a visualização de e-mails enviados oficialmente pelo Instagram no próprio aplicativo, para os usuários saberem que receberam uma mensagem autêntica em seu e-mail cadastrado.
- Para conferir se o Instagram tentou entrar em contato com você, acesse as Configurações, Segurança e E-mails do Instagram.
- Não clique em links de e-mails que afirmam ser do Instagram se não for possível confirmar que o Instagram realmente os enviou por meio desse recurso.
- Verifique se seu número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo.
- Jamais informe sua senha a terceiros.
Deu problema? Veja como recuperar sua conta
- O procedimento deve ser feito por caminhos indicados na Central de Ajuda do Instagram. Verifique se há uma mensagem do Instagram na sua conta de e-mail.
- Se você recebeu um e-mail de security@mail.instagram.com informando que seu endereço de e-mail foi alterado, poderá desfazer a ação usando a opção "reverter essa alteração" na mensagem do e-mail. Por isso é importante sempre manter seu e-mail e telefone atualizados .
- Se outras informações também foram alteradas (por exemplo, sua senha) e não foi possível reverter seu endereço de e-mail, solicite um link de login ou um código de segurança ao Instagram: na tela de login, toque em "Obter ajuda para entrar".
- Se você não conseguir recuperar sua senha com o link de login, é possível solicitar o suporte do Instagram (toque em "Precisa de mais ajuda?").
- Para recuperar a conta, será necessário um endereço de e-mail seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso.
- Depois de enviar a solicitação, você receberá um e-mail do Instagram com as próximas etapas.
Fontes: Polícia Civil-RS e Instagram