O relatório para investidores divulgado nesta quarta-feira (2) pela Meta, empresa responsável pelo Facebook, revelou que a rede social teve, em 2021, queda no número de usuários ativos diários (DAUs, em inglês) e crescimento de anúncios abaixo do esperado. Esta foi a primeira vez que o Facebook, criado em 2004, trouxe prejuízos à empresa.
Segundo o documento, o número total de DAUs caiu para 1,929 bilhão no último trimestre de 2021. Nos três meses anteriores, o número estava em 1,930 bilhão. Após divulgação do relatório, as ações da empresa caíram mais de 20% nas negociações da bolsa de valores de Nova York, eliminando cerca de US$ 200 bilhões em valor de mercado.
De acordo com informações do portal The Vergue, o Facebook perdeu um milhão de usuários ativos diários apenas na América do Norte, região onde costuma gerar lucro devido à publicidade. Enquanto isso, outras redes sociais da Meta, como o Instagram e o WhatsApp, apresentaram um crescimento estável.
Durante reunião de negociação, a Meta justificou que o declínio aconteceu por uma combinação de fatores, como as mudanças de privacidade no sistema iOS, da Apple, e desafios macroeconômicos. A empresa também revelou que os orçamentos dos anunciantes foram afetados devido ao crescimento abaixo do esperado gerado pela inflação e pelos problemas da cadeia de suprimentos. Além disso, citou a concorrência de redes sociais rivais como o TikTok e Youtube.
Ainda de acordo com o documento divulgado, apesar da queda de usuários, a receita total da Meta, cuja maior parte vem de vendas de publicidade, registrou aumento de US$ 33,6 bilhões no último trimestre, superando, inclusive, as previsões do mercado. Este é o primeiro relatório gerado desde que o CEO Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome da empresa, em outubro do ano passado.
De acordo com Zuckerberg, a prioridade da empresa para este ano será o investimento em realidade virtual. Por conta disso, a empresa comunicou na quarta-feira (2) que mudará seu código de ações e que se concentrará no metaverso, ideia futurista de ambientes virtuais onde os usuários poderão socializar, trabalhar e se divertir.