Na última sexta-feira (7), a China anunciou a descoberta de água na Lua na última sexta-feira (7). O material foi coletado pela sonda Chang'e 5, que trouxe as primeiras amostras de rocha e solo do satélite para a Terra em mais de 40 anos. O estudo mostra a primeira evidência de detecção do líquido na Lua.
Os professores Lin Yangting e Lin Honglei, do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências (IGGCAS), descobriram sinais de água em dados espectrais de refletância da superfície lunar adquiridos pela sonda Chang'E-5.
Segundo o portal EurekAlert!, a espaçonave Chang'E-5 pousou em um dos mais recentes basaltos de mares, localizado em uma latitude médio-alta na Lua.
A análise quantitativa indica que o solo lunar no local de pouso contém menos de 120 ppm de água, o que é atribuído principalmente à implantação do vento solar — o que consiste com a análise preliminar das amostras Chang'E-5 devolvidas.
A descoberta foi publicada na revista Science Advances no último dia 7. Pesquisadores do Centro Nacional de Ciência Espacial do CAS, da Universidade do Havaí em Mānoa, do Instituto de Física Técnica do CAS de Xangai e da Universidade de Nanjing também estiveram envolvidos na pesquisa.
O trabalho teve apoio do Programa de Pesquisa Prioritária Estratégica do CAS, o Programa de Pesquisa Principal de Ciências de Fronteira do CAS, o Programa de Pesquisa Principal do IGGCAS e a Fundação Nacional de Ciências Naturais da China.