Com um sorriso farto estampado no rosto, Jardel Mendonça Ferreira, 27 anos, celebrou, orgulhoso, o ingresso oficial na Brigada Militar (BM). Natural de Santa Rosa, no noroeste do RS, ele foi um dos 399 alunos do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) que se formaram nesta quinta-feira (14).
Durante a manhã, uma solenidade foi realizada na Academia de Polícia Militar (APM), no bairro Partenon, na zona leste da Capital. Na cerimônia, que contou com a presença de autoridades, familiares e amigos, se formaram 235 alunos, sendo 211 homens e 24 mulheres.
À tarde, outra cerimônia aconteceu no Ginásio Esportivo Rutílio Kestering (Cirão), em Osório, no Litoral Norte, onde se formaram 164 soldados, sendo 143 homens e 21 mulheres.
Os formandos ingressaram na corporação como alunos em dezembro de 2023. A formação contou com carga horária de 1.630 horas de aula. Entre as disciplinas há lições sobre armamento, munição e tiro, técnicas policiais, além de direitos humanos, uso diferenciado da força e diversidade étnico-racial.
Nos últimos dois anos, a BM formou mais de 600 praças e conta com turmas em andamento. A última delas começou no dia 31 de outubro, com 386 alunos. Novos concursos anunciados neste mês de novembro contemplam ampliação do efetivo, com 1.500 vagas para soldados e 150 para capitães.
Homenagem
Durante a cerimônia, familiares dos policiais militares Éverton Kirsch Júnior e Rodrigo Weber Volz, mortos em ataque a tiros em Novo Hamburgo, no mês passado, e do soldado Maximiliano da Silva Argiles, que morreu em acidente com viatura da BM, receberam uma honraria das mãos do secretário de segurança pública do Estado, Sandro Caron, e do comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli.
— Tivemos que lembrar neste evento o que ocorreu no mês de outubro, o que demonstra a dificuldade desse trabalho. Enquanto todos correm do perigo, os homens e mulheres da Brigada vão em direção ao perigo para proteger a sociedade. Que a gente nunca esqueça desses heróis. Deixo o meu abraço aos familiares. Vocês têm todo o meu carinho e admiração — disse Caron.
Os familiares foram procurados pela reportagem, mas estavam emocionados e preferiram não se pronunciar.
Reforços no quadro
Segundo o comandante-geral da BM, a expectativa é de que os novos policiais militares sejam destinados aos seus novos postos já na próxima semana. Ele destaca que o ingresso dos agentes ajuda na recomposição do quadro de policiais nas cidades em que há déficit.
O coronel Feoli pontua que a maioria dos novos PMs deve ser deslocada para cidades da Região Metropolitana e Serra, principalmente, Caxias do Sul, para onde devem ser enviados pelo menos cem agentes.
— E mesmo assim, nós ficamos ainda com um déficit naquela cidade, diante da pujança da população que lá reside — sublinha.
Agentes de fora do RS
Segundo a BM, 73 dos novos agentes que ingressaram na corporação vieram de 18 Estados e do Distrito Federal. Para o comandante da BM, isso reflete a excelência da corporação gaúcha:
— Tem soldados da Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná. Isso mostra o respeito que a instituição tem fora das linhas do Estado e o quanto o Rio Grande do Sul é buscado como um lugar para se viver e prosperar, que é o que esses novos policiais militares pretendem.
Amor fardado
O amor pela farda da BM que Amanda Mortari da Silva, 25, sente é compartilhado também com o esposo, o soldado Leonardo Gonçalves Dias, 28, a quem conheceu enquanto estudava para o concurso. Natural de Santa Maria, Amanda, ou soldado Mortari, como prefere, diz que sempre sonhou em vestir a farda bege da Brigada.
— Meu sonho sempre foi ser militar e quando tive a oportunidade de ingressar na Brigada, entrei com tudo. É um planejamento, é um esforço. Tem que reforçar a questão psicológica e física, porque o curso exige bastante, principalmente a parte intelectual — comenta emocionada.
Amanda deixou a família na região central para ingressar no curso da BM. O esposo conta que se formou na turma anterior.
— Quando me formei, ela foi minha madrinha. Agora que ela se formou, pude ser o padrinho dela, para minha satisfação — celebra Leonardo.