O corpo da jovem Brenda dos Santos Baptista, 20 anos, que estava desaparecida desde 29 de junho, foi encontrado por volta de 17h do último sábado (6), na Estrada João de Oliveira Remião, na parada 23 da Lomba do Pinheiro, zona leste da Capital. A Brigada Militar foi acionada por uma ligação anônima e foi até o local.
Segundo o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Mario Souza, o caso é investigado como assassinato. Souza diz que as evidências coletadas até o momento apontam que o autor do crime seria um homem, que teria agido sozinho. Contudo, as investigações não estão encerradas. A identidade do suspeito está sob sigilo para não prejudicar as investigações. A jovem foi sepultada na segunda-feira (8), no cemitério São Miguel e Almas.
Desaparecimento e buscas
Panfletos divulgados pela família apontavam que Brenda havia sido vista pela última vez próximo a um terminal de ônibus na Avenida Antônio de Carvalho. O delegado Mario Souza explica que a investigação começou logo que a Delegacia de Investigação de Pessoas Desaparecidas (DPID) recebeu o registro do sumiço de Brenda. Na sequência, os agentes deram início aos protocolos de buscas.
— Os policiais entraram em contato com família, tentaram contato com a desaparecida, acessaram sistemas bancários, fizeram busca pelas ruas, câmeras de segurança e em alguns sistemas sigilosos — explica Souza.
Conforme o diretor, algumas imagens comprovaram o deslocamento dela por ruas e locais por onde ela costumava passar. Na segunda-feira (8), os agentes da DHPP, que seguiam com as buscas, encontraram o celular de Brenda dentro de um bueiro. A causa e a motivação para a morte da jovem ainda são apuradas pela polícia.
— Preliminarmente, ela não foi morta com disparos ou facadas. Ainda falta o resultado da perícia. Então, não descartamos outras formas, mas há uma tendência de que tenha sido alguma espécie de estrangulamento ou algum golpe contundente — destaca o delegado.
Como pedir ajuda
- Delegacia de Desaparecidos: Avenida Bento Gonçalves, 8.855, bairro Agronomia, na Cidade da Polícia, em Porto Alegre
- Horário: 8h30min às 12h e 13h30min às 18h, de segunda a sexta-feira. O registro do desaparecimento pode ser feito em qualquer horário nos plantões de delegacias e na Delegacia Online.
- Contato: 0800-642-0121 (24 horas) ou pelo WhatsApp no (51) 984167109 ou (51) 98444 0606.
- E-mail: dhpp-desaparecidos@pc.rs.gov.br