A Brigada Militar irá trocar o comando do policiamento da Capital. A mudança ocorre em meio a guerra de facções criminosas, mas não teria ligação com a onda de violência em Porto Alegre. O coronel Fernando Gralha Nunes deixa o cargo, que será assumido pelo coronel Luciano Moritz Bueno.
Conforme o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli, a mudança não tem ligação com o aumento da violência registrado nas últimas semanas, mas seria um pedido de Nunes para ir para a reserva. Segundo Feoli, a decisão já havia sido tomada há cerca de um mês.
Moritz estava no Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). O oficial já serviu em quatro das seis unidades do CPC na Capital.
No domingo (4), um ataque a tiros deixou duas pessoas mortas e 26 feridas em um estabelecimento comercial, no bairro Campo Novo, na zona sul de Porto Alegre.
Na madrugada de segunda-feira (5), uma granada foi arremessada na calçada de um condomínio na esquina das avenidas João Pessoa e Princesa Isabel, na área central. Duas pessoas foram presas.
No fim de agosto, a cabeça de um homem foi encontrada num saco de lixo na Rua Cruzeiro do Sul, na zona sul da cidade. O suspeito do homicídio foi preso na quinta-feira (1º).