Depois de 49 dias, uma mulher que caiu no golpe do falso pagamento e teve seu veículo levado por um estelionatário deve recuperá-lo entre esta terça (15) e quarta-feira (16) na Delegacia de Polícia de Restinga Seca, no centro do Estado. O veículo foi encontrado na segunda-feira (14), após a vítima ter recebido uma ligação de um homem que estava interessado em fazer a transferência do veículo para o seu nome. Após o contato, ela telefonou para a polícia.
— Ele disse à mulher que havia adquirido o veículo e, a partir disso, fomos até a localidade Rincão dos Martimianos, no interior de Restinga Seca, e encontramos o carro, um GM/Astra — conta o delegado Anderson Faturi, da Delegacia de Rio Pardo.
Quando os policiais chegaram no local, abordaram também o novo "proprietário", que afirmou que havia feito todo o processo de "boa-fé".
— Ele queria a documentação da vítima para passar os dados do carro para o seu nome. Pelas investigações, o golpista que tirou o carro da mulher repassou o veículo para outra pessoa, que repassou para outra, e assim por diante, até chegar no homem — disse o delegado.
A princípio, segunda a polícia, o homem será investigado por receptação.
O golpe do falso pagamento
De acordo com o delegado, o caso iniciou em 23 de janeiro deste ano, quando a mulher, que mora em Rio Pardo, anunciou o veículo para venda na internet. No mesmo dia, o comprador mostrou interesse e combinou que ela enviasse o Astra em um caminhão para Cachoeira do Sul, que fica a 65 quilômetros do município.
— Assim que o carro chegou em Cachoeira do Sul, ele encaminhou um comprovante falso do pagamento do carro. A mulher não informou quanto custou para enviar o carro até a cidade, mas sabemos que o veículo valia em torno de R$ 8 mil, valor este que ela deixou de receber — conta o delegado, que alertou sobre os perigos das negociações online: — As pessoas devem tomar cuidado em compras a distância e devem somente entregar o objeto vendido após verificar que, efetivamente, os valores foram recebidos.
Produção: Henrique Abrahão