Um fato atípico ajudou a Polícia Civil a identificar uma quadrilha que roubava carros em Canoas, na Região Metropolitana. Durante a investigação, agentes da 1ª Delegacia da cidade conseguiram obter o celular roubado de uma das vítimas e, nele, encontraram imagens que mostravam os ladrões tentando desligar o aparelho, que estava com a câmera ligada no momento do assalto.
Em operação deflagrada nesta terça-feira (21), oito suspeitos foram presos, sendo o oitavo detido no final do dia. O homem localizado pelos agentes é um dos criminosos que aparece nas imagens gravadas pela câmera do celular da vítima.
O delegado Rafael Pereira, responsável pelo caso, diz que o grupo roubou 36 carros desde o mês de maio, além de um mercado, no município. Em um dos casos, os ladrões levaram junto o celular de uma das vitimas.
Quando perceberam que a câmera estava acionada, tentaram desligar de várias formas o aparelho e não conseguiram. Os rostos de vários deles aparecem nas imagens.
Em um determinado momento, eles acionam uma pessoa para desligar o celular e, em outro momento, são flagrados falando em consumir drogas. Em um terceiro trecho, um dos integrantes do grupo ressalta:
— Não fala, só vamos, fica suave. O telefone não vai ser mais nosso, vou passar para outro — diz o homem flagrado nas imagens.
O delegado afirma que não está divulgando mais detalhes porque a investigação continua, por isso, os nomes dos suspeitos também não serão repassados. Mais detalhes sobre a apreensão do celular serão revelados após a conclusão do inquérito.
Nesta terça-feira, cinco pessoas foram presas, com mandados de prisão temporária e uma preventiva decretados, e três foram detidas em flagrante. Cerca de cem agentes cumpriram também mais 16 mandados de busca no Centro e nos bairros Mathias Velho, Harmonia, Rio Branco e Guajuviras, na cidade de Canoas.
Os suspeitos foram identificados ainda por meio de outras imagens — de câmeras de segurança — e pelo reconhecimento de vítimas.