A Polícia Civil realizou nova operação contra ladrões de veículos na região metropolitana de Porto Alegre. Nesta terça-feira (21), sete integrantes de uma quadrilha foram presos em uma ação realizada em Canoas. Segundo a investigação, o grupo roubou 36 carros em apenas três meses.
Ao todo, cerca de cem agentes cumpriram 21 ordens judiciais, sendo cinco mandados de prisão — quatro temporárias e uma preventiva — e 16 de busca e apreensão no Centro e nos bairros Mathias Velho, Harmonia, Rio Branco e Guajuviras.
Os detidos não tiveram os nomes divulgados, mas a polícia informou que dois foram presos em flagrante e o restante era o alvo da apuração realizada pela 1ª Delegacia da cidade. O delegado Rafael Pereira destaca que o grupo revendia os carros roubados e também os desmanchava para repassar peças.
— Nesse período de investigação, o grupo também realizou outros assaltos, como por exemplo, roubo a um mercado — diz Pereira.
Foram obtidas diversas provas durante o monitoramento dos suspeitos, como imagens de câmeras de segurança, além de depoimentos e reconhecimentos de vítimas. Uma situação atípica que ocorreu em um dos roubos de veículos, segundo a polícia, foi o fato de que, após um assalto, os criminosos não conseguiram desligar o telefone celular da vítima e o telefone gravou parte da ação dos criminosos. O material também foi usado como prova.