O Rio Grande do Sul vai inaugurar um novo centro de triagem para que detidos façam uma quarentena de 14 dias antes de entrar, em definitivo, no sistema prisional. O objetivo é evitar que a pessoa presa possa ingressar infectada pelo coronavírus em alguma das cadeias.
O novo centro de triagem fica no Instituto Penal de Novo Hamburgo e vai receber presos a partir de sábado (1º). A Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen) diz que todos os apenados do ambiente serão submetidos ao teste de detecção do coronavírus, como forma de reduzir o tempo em que ficarão no centro de triagem, possibilitando maior rotatividade das vagas.
Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o secretário da administração penitenciária, Cesar Faccioli, afirma que o novo espaço estava previsto no plano de contingência para a doença e busca "reduzir, ao máximo, o risco de aglomeração de pessoas presas nas delegacias de polícia".
A estrutura do instituto foi reformada para que possa receber os presos para a quarentena. Houve melhorias na rede elétrica e hidráulica, além de nova pintura. A Seapen informou que a obra teve um custo total de R$ 31,4 mil e apenados da região trabalharam no local.
Segundo o último boletim informado pela Seapen, ainda na quarta (29), 731 presos foram detectados com a covid-19 desde o início da pandemia. Dessas pessoas, 313 estão recuperadas.