Em uma ação realizada nesta segunda-feira (9), a Polícia Civil fechou uma oficina mecânica clandestina em Parobé, no Vale do Paranhana. O local era investigado por receber veículos roubados, principalmente na Região Metropolitana, e revender para receptadores em Santa Catarina. Dois homens foram presos no local, além de um terceiro em uma lavagem de veículos que seria usada pelos suspeitos.
O titular da Delegacia de Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegado Rafael Liedtke, destaca que um grupo de criminosos roubava veículos na Capital e em outras cidades da Região Metropolitana para enviar aos responsáveis pela oficina. Os nomes dos presos não foram divulgados, mas um deles já tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas. No local, foram apreendidos dois veículos roubados, um Honda HR-V e um HB20. Um terceiro carro, uma Meriva, foi encaminhada para perícia.
— Falsificavam também documentos, além de adulterarem vidros, motor e chassi. Os criminosos clonavam e desmanchavam veículos — ressalta Liedtke.
Na oficina, os agentes apreenderam documentos de veículos falsificados e várias placas. Segundo a investigação, os carros eram encaminhados para terceiros em Santa Catarina para serem revendidos pela internet.
Em uma lavagem de veículos de Parobé, foram apreendidos munição, radiocomunicadores e máscara. No local, um jovem de 19 anos foi preso — o nome dele também não foi divulgado. Liedtke explica que a Polícia Civil está verificando a ligação entre os dois estabelecimentos.
Guaíba
Em outra ação realizada nesta segunda-feira (9), a Delegacia de Roubo de Veículos do Deic prendeu um casal durante abordagem a um carro clonado em Guaíba, na Região Metropolitana. A mulher, que tem três passagens pela polícia por estelionato, estava usando documentos falsos. O carro, um Ka, tinha documentos falsificados.
O homem preso não tinha antecedentes criminais. Os nomes dos dois não foram divulgados e Liedtke acredita que o casal estava levando o automóvel roubado — em Alvorada — para ser revendido a um receptador.