Três pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) pela morte do sobrinho do prefeito de Benjamin Constant do Sul, no norte do RS. Outras cinco também foram denunciadas por manter o prefeito da cidade em cárcere privado.
Os denunciados, que moram na reserva indígena de Votouro, são acusados de matar Natan Coser Hochman no dia 30 de maio. De acordo com o MPF, Natan foi confundido com um vereador da cidade e inimigo dos líderes da reserva. Um outro homem, que estava com Natan no carro, conseguiu fugir pela mata após perder o controle do carro e sair da pista.
Horas depois do crime, o prefeito de Benjamin Constant do Sul, Itacir Hochman, foi até a reserva de Votouro para averiguar as razões da morte do sobrinho. Ele foi recebido a tiros, atingido por um dos disparos e mantido em cárcere privado dentro de uma cela.
Foram denunciados por homicídio duplamente qualificado e tentativa de homicídio o ex-cacique, Elizeu Garcia, André de Oliveira e Ronaldo Adriano Cardoso Tedesco. Elizeu e André também foram denunciados pela tentativa de homicídio e cárcere privado contra o prefeito, junto com Alípio Lopes, Ade de Paula, Judas Lopes, Luis Carlos Farias e Gilberto Cipriano.