A escalada de ações de quadrilhas especializadas em ataques a bancos no Rio Grande do Sul levou a Polícia Civil a reforçar a equipe da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), responsável pela investigação de casos em todo o Estado. Já são 10 bancos atacados nos últimos sete dias.
A decisão pelo reforço foi tomada na manhã de terça-feira (6) durante uma reunião entre o secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, e o chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt.
Nove investigadores reforçarão a equipe por pelo menos três meses. Ainda na terça, seis já chegaram à unidade e nos próximos dias outros três devem chegar. O objetivo da Polícia Civil é conseguir dar andamento aos inquéritos já em abertos para, então, conseguir prender os criminosos. O chefe de polícia lembra que há pelo menos 12 quadrilhas especializadas em ataques a banco em atuação no Rio Grande do Sul.
Wendt garante que o envio de policiais não irá prejudicar as outras delegacias, apesar do atual déficit de servidores da polícia.
Ataque mais recente
A madrugada desta quarta-feira (7) foi de extrema violência para os moradores de Mata, na Região Central do Estado. Uma quadrilha armada invadiu a cidade e atacou dois bancos, uma lotérica, uma loja e até o clube social. O delegado João Paulo Abreu, da Delegacia de Roubos, diz que ainda não se pode falar em suspeitos deste crime.