Foi encontrado, na manhã desta quinta-feira (1º), o carro usado pelos criminosos na fuga após o ataque ao Banrisul de São José do Hortêncio, no Vale do Caí. O Ford Focus Sedan branco estava em um matagal às margens de uma estrada de chão batido, em área rural do município conhecida como Capela do Rosário.
O carro havia sido roubado no dia 15 de fevereiro em Novo Hamburgo. Ele deve ser levado para o Instituto-Geral de Perícias para avaliação de digitais.
Nenhum dos quatro assaltantes foi encontrado até o momento. A suspeita dos PMs é de que eles tenham ingressado em um outro veículo na região, abandonando a única pista que havia até o momento sobre o grupo. Batalhões da região seguem em alerta quanto à fuga dos bandidos.
O crime
A pequena cidade de 4 mil habitantes foi palco de uma ofensiva com a explosão de dinamite na madrugada desta quinta (1º). Os criminosos usaram o artefato na frente do banco para arrombar a porta. Depois, já dentro, colocaram uma segunda banana de dinamite em um caixa eletrônico. Não se sabe o motivo, mas o artefato não explodiu e os criminosos fugiram. Conforme a Polícia Civil, eles ainda atiraram com uma pistola .40 para o alto, para intimidar moradores.
Há um posto fixo da BM em São José do Hortêncio, mas não havia efetivo atuando nesta madrugada. Um vigia que atua na vizinhança fugiu no momento do ataque, segundo a BM. Não há informações sobre quantos criminosos atuaram na ação. Não houve feridos nem reféns.
Foi necessário que o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada Militar fosse até o local e retirasse a bomba, que foi explodida em um campo por volta das 8h.