Assaltantes armados atacaram as agências do Sicredi e do Banco do Brasil, uma lotérica, duas lojas e um clube no município de Mata, na Região Central. Nesses locais as portas foram arrebentadas.
Os criminosos iniciaram a ação por volta das 3h3omin desta quarta-feira (7). Conforme a Brigada Militar, o bando chegou em um carro branco e espalhou miguelitos pela estrada para dificultar a chegada da polícia.
Esse é o segundo ataque a banco que o município de 5 mil habitantes sofre este ano. Em 1º de fevereiro, três agências bancárias – Banco do Brasil, Banrisul e Sicredi – foram atacadas durante a madrugada do dia 1°.
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, o prefeito de Mata, Sérgio Bruning, relatou que o grupo de criminosos ficou na cidade por cerca de uma hora na madrugada desta quarta-feira. Bruning disse que a sensação na cidade era na guerra.
Isso aqui estava uma guerra do Vietnã na madrugada
SÉRGIO BRUNING
Prefeito de Mata
— Eles foram primeiro nos bancos, acredito que não conseguiram nada, e aí partiram para as lojas. Reviraram tudo e levaram algum dinheiro de gaveta. Levaram armamento do guarda, colete a prova de balas. Isso aqui estava uma guerra do Vietnã na madrugada. Todo mundo em pânico, apavorado. Eles deram tiro pra cima! A maioria das pessoas ficou deitada embaixo da cama, trancado no banheiro — afirmou.
O prefeito também reclamou do baixo efetivo da Brigada Militar no município. Segundo ele, existem apenas cinco PMs na cidade.
— Temos hoje com cinco brigadianos, mas eles fazem escala da meio-dia até a meia-noite. Durante a madrugada não tem policial. Chegamos a ter 16, mas foram se aposentando, saindo e hoje temos apenas cinco, e desses, sempre tem um de férias. Então a gente não consegue fazer escala — reclamou
Apesar da violência do ataque, ninguém ficou ferido. Os locais estão isolados e aguardam a perícia. Barreiras estão sendo montadas pela polícia nas estradas da região.