As alterações hormonais da gravidez trazem uma série de mudanças no organismo da mulher. Na pele, é comum que apareçam coceiras sem nenhuma causa aparente. No entanto, é importante ficar atenta se esses pruridos são originados após a ingestão de algum alimento. Isso porque os níveis hormonais podem deixar o estômago mais sensível a algumas substâncias que antes não afetavam a sua saúde.
Leia também:
Estresse durante a gravidez pode ser transmitido por gerações
Saiba como evitar o diabetes gestacional
Enjoos matinais podem ser sinais de gravidez segura e bebês saudáveis
- Como eles aumentam a absorção de nutrientes para suprir as necessidades do bebê, pode deixar o estômago mais relaxado, fazendo com que o ácido estomacal chegue ao esôfago, podendo causar azia e até mesmo dificuldade para fazer a digestão de determinados alimentos ou aditivos presentes nos mesmos - explica o médico dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo.
Leia mais matérias sobre gestação
A alergia pode se apresentar com sintomas como coceira nos lábios ou na pele, vermelhidão acompanhada de descamação. Porém, de acordo com o especialista, a gestante deve estar atenta aos sinais porque, em alguns casos, podem ocorrer sintomas graves.
Leia mais matérias sobre alimentação
- A alergia é uma reação do sistema imunológico que tenta se defender de substâncias que ele considera nocivas, como toxinas - descreve.
Leia mais notícias sobre saúde e bem-estar
Segundo Macedo, diversos alimentos podem causar uma reação alérgica. Essas reações podem ser divididas em dois grupos: não-tóxicas (intolerância ou hipersensibilidade aos alimentos) e não-alérgica (reações por ingestão de alimentos contaminados por microorganismos).
Saiba quais alimentos podem causar alergias e devem ser evitados pelas gestantes:
Leite: a alergia à proteína do leite envolve uma resposta maior do sistema imunológico que pode ter uma resposta imediata ou até três horas depois do consumo
Ovo: a albumina, proteína do ovo, quando não bem cozida pode ser fonte de bactérias que prejudicam a mãe e o bebê
Peixe: salmão, atum e linguado são os tipos mais comuns de peixes que causam reações alérgicas. Se o peixe estiver estragado, ele pode apresentar altos teores de histamina e causar intoxicação ou processo alérgico.
Frutos do mar: as alergias mais frequentes são devido à ingestão de caranguejo, lagosta e camarão
Aditivos alimentares: corantes, conservantes e aditivos artificiais podem desencadear alergia