Cientificamente conhecida como Stachytarpheta cayennensis, a gervão é uma planta medicinal que desenvolve-se em regiões tropicais da América, como Brasil e Caribe, e possui diversos benefícios à saúde, especialmente para tratamento contra problemas estomacais e controle do colesterol. Suas folhas estreitas e ovaladas podem ser aproveitadas no preparo de chá, xarope e cataplasma, para uso externo.
Conforme o e-book Planta medicinais de uso popular no Rio Grande do Sul, elaborado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a gervão pode chegar a 80 centímetros de altura e possui flores azuis e violetas. Presente no Rio Grande do Sul, suas folhas são opostas – ou seja, nascem intercaladas uma a cada lado do ramo.
Também conhecida como gervão roxo, a espécie afasta insetos e parasitas quando cultivada em hortas. Apesar disso, é considerada uma planta daninha – que coíbe o desenvolvimento de outras espécies ao seu redor.
Para que serve a gervão
A gervão possui ação antirreumática – que inibe a inflamação de articulações –, antimalárica e diminui a produção de catarro. Suas propriedades estimulam atividades gastrointestinais, sendo comumente utilizada como diurético, no tratamento de pedra na vesícula e contra prisão de ventre por apresentar propriedades que previnem e interrompem contrações involuntárias dos músculos do intestino e abdômen.
O chá da planta ainda oferece ação antifebril, proporcionado a partir do seu efeito sudorífero – que estimula a transpiração. Seu xarope, quando o chá é misturado com açúcar, é eficaz no tratamento de resfriados e bronquite.
A mistura dos extratos da planta com água ou álcool, para uso como cataplasma, apresenta propriedades que auxiliam no tratamento de feridas e afecções que causam vermelhidão e inchaço na pele, por exemplo. O e-book da UFSM diz que não há estudos com contraindicações do uso da espécie.
Como preparar o chá de gervão roxo
Para consumo
- Separe 2g de folhas ou ramos da planta (uma colher de sobremesa)
- Realize a infusão em 150ml de água (uma xícara)
- Tome duas xícaras por dia, antes das refeições
Para uso externo (sobre a pele)
- Separe 2g de folhas ou ramos da planta (uma colher de sobremesa)
- Realize a infusão em 150ml de água (uma xícara)
- Aplique sobre feridas e afecções de pele.
*Produção: Lucas de Oliveira