Cientificamente conhecida como Sida rhombifolia L, a guanxuma é um subarbusto nativo do Brasil e que pode chegar a 80 centímetros de altura. Com ocorrência natural no Rio Grande do Sul e Estados de todo o Brasil, apresenta diversos benefícios através do chá produzido com sua raiz, ramos e folhas.
Conforme o e-book Planta medicinais de uso popular no Rio Grande do Sul, elaborado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a guanxuma possui flores amarelas solitárias, com folhas simples e alternadas. Sua raiz é profunda e resistente, com característica lenhosa e por isso é considerada uma planta daninha por florescer de maneira espontânea à beira de estradas e próxima de plantações agrícolas.
O chá de guanxuma possui efeito calmante e surge como opção para auxiliar no tratamento de epilepsia. Além da produção para consumo, seu chá também pode ser aplicado no couro cabeludo para reduzir a queda de cabelo e conta com substância hipotensoras, que diminuem a pressão arterial, conforme o e-book da UFSM.
Em seus extratos, a planta medicinal apresentou ação eficaz no combate à E.coli, bactéria que pode resultar em diversas infecções. Não há contraindicações sobre o uso e consumo da planta.
Para que serve o chá de guanxuma
Em sua composição, a guanxuma apresenta saponina e alcaloides dos tipos criptolepina, vascina e efedrina. Os componentes químicos têm ação antimicrobiana, anti-inflamatória e de estímulo ao sistema nervoso central, o que torna a planta rica em benefícios para diferentes finalidades.
Segundo o e-book da UFSM, a guanxuma ainda apresenta ação diurética, de combate à febre (febrífuga) e a problemas no sistema digestivo (antidiarreica). A planta proporciona efeito de calmaria, especialmente em casos de insônia, e possui substâncias emolientes – que tornam a pele macia e flexível –, por isso torna-se eficaz na redução à queda de cabelo e importante no tratamento de picadas de inseto.
Os extratos da guanxuma apresentam ação de combate especial à duas bactérias: Staphylococcus aureus – que pode causar sepse, infecção generalizada – e E. coli, que causou polêmica pela alto nível encontro no Rio Sena, em Paris, durante os Jogos Olímpicos e pode originar diversas infecções.
Como preparar o chá de guanxuma
- Separe 3g de folhas (aproximadamente uma colher de sopa)
- Adicione 150ml de água fervente
- Tome quatro xícaras ao dia
O chá também pode ser preparado com quatro raízes adicionadas em um litro de água, fervida por 10 minutos.
*Produção: Lucas de Oliveira