O bebê que teria recebido leite na veia por engano no Hospital Municipal de Novo Hamburgo passou por uma ecografia cerebral transfontanelar. O exame foi realizado na terça-feira (23) e não apontou sequelas neurológicas no recém-nascido.
Conforme a Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH), o laudo apontou normalidade cerebral. A ecografia é considerada o método para avaliação do recém-nascido de risco — o exame não possui radiação ionizante ou qualquer risco para o prematuro.
O quadro do menino é considerado estável, no entanto, ele segue internado na UTI Neonatal do hospital. Em nota, a FSNH informou que, por medida de precaução, a equipe médica optou pela troca da medicação administrada na criança, aumentando a capacidade de atuação.
O caso
Na quinta-feira (18), o menino teria recebido leite em vez de soro na veia. O líquido foi administrado por engano, por uma técnica de enfermagem. A mãe, Diulia Passos Magalhães, contou que a criança precisou ser entubada no mesmo dia.
Após o ocorrido, a FSNH demitiu a profissional e abriu uma sindicância para apurar o possível erro técnico. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso.