Nove emergências destinadas ao atendimento de adultos em Porto Alegre permanecem sobrecarregadas na manhã deste sábado (13). De acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a lotação total do setor é de 171,31% — algumas instituições, entretanto, operam com ocupação acima de 200%.
Entre os hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a situação mais grave é na emergência para adultos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), onde a lotação chegava a 233% por volta das 8h. Nesse horário, havia 131 pacientes internados e outros dois aguardando atendimento, sendo que a instituição possui apenas 56 leitos.
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o Hospital São Lucas da PUCRS, o Hospital Nossa Senhora da Conceição e o Hospital da Restinga também estão operando acima da capacidade. Já o Instituto de Cardiologia e o Hospital Vila Nova não haviam atualizado suas informações até as 10h40min deste sábado.
Além disso, todas as unidades de pronto-atendimento do município registram superlotação acima de 200% em suas emergências para adultos. O cenário mais crítico está no Pronto Atendimento da Bom Jesus, que possui sete leitos, mas tinha 20 pacientes em observação ou internados, além de 15 aguardando, às 7h50min. O tempo de espera para atendimento chegava a quase cinco horas.
Já na pediatria, também há superlotação somente no Pronto Atendimento da Bom Jesus, no Hospital Nossa Senhora da Conceição e no Hospital da Restinga — esse último conta com 12 leitos e tinha 20 crianças internadas, além de quatro aguardando atendimento, por volta das 7h30min, o que representa 166% de ocupação.
O Hospital de Clínicas e o Vila Nova não haviam atualizado os dados de suas emergências pediátricas no painel da SMS até a publicação desta matéria.
Lotação das emergências de hospitais na manhã deste sábado - adulto:
- HCPA: 233,93%
- Conceição: 133,33%
- Santa Casa: 200%
- São Lucas: 190%
- Hospital Restinga: 127,78%
Lotação das emergências de UPAs na manhã deste sábado - adulto:
- Pronto-atendimento da Bom Jesus: 285,71%
- Pronto-atendimento da Cruzeiro do Sul: 222,22%
- Pronto-atendimento da Lomba do Pinheiro: 200%
- Unidade de Pronto-Atendimento Moacyr Scliar: 235,29%