O Rio Grande do Sul realiza neste sábado (13) o Dia D de vacinação contra a gripe. Postos de saúde estão abertos para imunizar os grupos prioritários habilitados até o momento.
Em Porto Alegre, todas as unidades de saúde estarão funcionando até as 18h. Os ônibus da Capital circulam com passe livre.
Podem receber as doses contra o vírus influenza idosos (60 anos ou mais), crianças a partir de seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto) e pacientes com comorbidades, entre outros (veja lista completa abaixo).
Eliara da Silva Madeira, 66 anos, aposentada, ficou sabendo da vacinação ao pegar um ônibus na manhã deste sábado. Como viu a indicação de passe livre no coletivo, fez a associação com as campanhas de vacina e, na volta para casa, parou na Unidade de Saúde Moab Caldas, no bairro Santa Tereza.
— A chuva não me desanimou — contou Eliara.
O seguinte na fila, Valdir Schaun, 72 anos, também não mudou de propósito por causa do mau tempo:
— Fazer o quê? Tem que se vacinar.
Neste ano, o início da campanha nacional contra a gripe foi antecipado. A mobilização começou em 25 de março e se estenderá até 31 de maio. O objetivo da imunização é reduzir complicações, internações hospitalares e mortes decorrentes das infecções pelo vírus influenza.
Grupos prioritários
Quem pode receber a dose contra a gripe neste sábado:
- Idosos
- Crianças de seis meses até seis anos
- Gestantes
- Puérperas (até 45 dias pós-parto)
- Pacientes com comorbidades
- Pessoas com condições clínicas especiais e deficiências
- Quilombolas
- Indígenas
- Trabalhadores da saúde
- Trabalhadores da educação
- Trabalhadores do sistema prisional
- Membros das forças de salvamento e da segurança
- Membros das Forças Armadas
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo
- Portuários