Iniciou na manhã desta segunda-feira (19), o mutirão Pelotas Contra a Dengue. A ação da prefeitura da cidade da Zona Sul, tem como objetivo recolher materiais nos bairros e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A primeira localidade a receber a mobilização foi o Simões Lopes, dentro do bairro Fragata.
A Vigilância Ambiental em Saúde do município identificou 20 focos do mosquito transmissor da dengue somente neste local. Durante o mutirão, uma equipe da prefeitura faz o recolhimento de materiais descartados por moradores da região, que podem acumular água e se tornarem criadouros de Aedes aegypti.
A chefe em Vigilância Ambiental em Saúde de Pelotas, Isabel Madrid, diz que a ação será realizada em diferentes bairros da cidade a cada semana:
— O cronograma será divulgado semanalmente pela prefeitura para que os moradores se preparem e deixem o lixo fora de casa. A prioridade serão os bairros com mais focos do mosquito.
A cidade está em situação de alerta. Até o momento foram realizadas 71 notificações de casos suspeitos de dengue. Desses, oito casos foram confirmados e 52 ainda estão sob investigação. Até a manhã desta segunda-feira, todos os pacientes positivos estavam em tratamento domiciliar.
Foram encontrados 57 focos do mosquito em sete bairros do município. Além do mutirão, a prefeitura também aplica desde a última semana inseticida em pontos estratégicos da cidade, para matar tanto as larvas quanto o mosquito na fase adulta.
Os casos foram identificados nos bairros:
- Fragata (30)
- Três Vendas (18)
- Centro (4)
- Laranjal (4)
- Barragem (1)